Conhecimento geológico é chave para posicionar o Brasil entre os maiores fornecedores de minerais estratégicos
Conhecimento geológico é chave para posicionar o Brasil entre os maiores fornecedores de minerais estratégicos
Durante a abertura do XVIII Simpósio de Geologia do Centro-Oeste, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, enfatizou que o setor mineral está diante de uma janela de oportunidade
Brasília (DF) – A importância do conhecimento geológico para impulsionar o desenvolvimento do setor mineral foi destacada, neste domingo (21) ,durante a abertura do XVIII Simpósio de Geologia do Centro-Oeste. Na ocasião, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, enfatizou que a instituição tem um papel estratégico para gerar informações que ajudem a posicionar o Brasil como um dos maiores fornecedores de minerais estratégicos para a transição energética.
“Nosso país tem uma diversidade geológica invejável, que propicia todos os tipos de ambientes favoráveis para mineralizações. E, neste contexto de transição energética, abre-se uma janela de oportunidade para o setor mineral brasileiro impulsionar a oferta de minerais estratégicos para o Brasil e críticos para o mundo, matérias-primas essenciais para um modelo de economia descarbonizada”, afirmou.
Silveira falou sobre os produtos que o SGB desenvolve, como cartografia geológica e mapeamento de recursos minerais, destacando o uso de ferramentas modernas para gerar informações sobre o potencial de províncias, depósitos e recursos minerais. “O SGB tem pautado sua atuação na busca contínua por inovação e modernização, com iniciativas como: o uso de big data (IA) para aprimorar atividades; modernização da infraestrutura dos nossos laboratórios e transparência na divulgação dos dados. Ações fundamentais para enfrentar os desafios do setor”, disse.
Desafios e oportunidades
O XVIII Simpósio de Geologia do Centro-Oeste reúne especialistas para debater desafios e oportunidades da transição energética e o papel das geociências no futuro sustentável. Esse evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), tem apoio institucional do Serviço Geológico do Brasil, que também tem representantes na Comissão Organizadora.
A programação segue até o dia 24 de setembro com a participação dos pesquisadores do SGB Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais; Lucy Takera, superintendente Regional de Porto Alegre; Iago Costa, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica; Jônatas Carneiro, gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia; e Marcelo Ferreira, chefe do Núcleo de Palmas (NUPA).
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Lançados editais para construção do Centro Científico e Cultural da Urca, no Rio de Janeiro
Cerimônia, realizada nesta sexta-feira (19), oficializou as etapas iniciais para edificação do maior projeto de infraestrutura laboratorial de geociências no Brasil, que terá papel estratégico para os setores de mineração, óleo e gás e para a transição energética