Museu de Ciências da Terra terá aplicativo para melhorar a acessibilidade dos visitantes

13/09/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
App DUUX deve ser implementado no primeiro semestre de 2024



O Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a startup Tecnologia em Interação Humana (TIH), está desenvolvendo o aplicativo DUUX, que possibilitará aos visitantes do museu, maior acessibilidade às suas exposições. A nova ferramenta utiliza uma tecnologia inovadora de mapeamento interno.
A coordenadora de difusão cultural do SGB, Denise de Assis, disse que ter essa ferramenta disponível no museu, é muito importante, pois oferece acessibilidade tanto para pessoas com deficiências auditivas ou visuais quanto para as que não têm deficiência. “É mais esclarecedor ver a peça em exposição e escutar a explicação em áudio”. Ela acrescentou que a utilização de Libras no App é inédita e citou que, no Museu do Louvre, em Paris, há um App, mas sem Libras.
De acordo com Rodrigo da Rocha, pesquisador do SGB, toda essa parte de mapeamento da exposição e de informações sobre o acervo são fornecidas pela equipe do museu. “Esse aplicativo acrescenta muito para o museu e traz autonomia para o visitante”, ressaltou.
Após baixar o aplicativo, as pessoas poderão interagir com o acervo do museu durante toda a visita. Será bem fácil acessar para ouvir o áudio ou ver a apresentação em Libras sobre os objetos expostos.
Para a representante da TIH, Rafaela Adie, “o diferencial é que não olhamos para um único ponto. A ideia é que todos se sintam bem ao entrar no aplicativo”.
Apesar de priorizar o público com alguma deficiência, o aplicativo também vai favorecer os outros visitantes. Todos poderão encontrar informações extras sobre o que está em exposição.
O App DUUX deve ser implementado no primeiro semestre de 2024. O primeiro teste foi realizado em agosto, no museu, e contou com a ajuda de funcionários da própria instituição e de uma pessoa com deficiência visual. O objetivo foi identificar possíveis necessidades de ajustes.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Governo federal lança Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em Maceió (AL)

Ações incluem reuniões com a prefeitura, atividades em escolas e encontros com comunidades em áreas de risco da capital alagoana

04/08/2025

Geofísica é utilizada pelo SGB para locação de poços em aldeias indígenas de Rondônia

Iniciativa do SGB em parceria com o Ministério da Saúde visa garantir acesso à água de qualidade para comunidades indígenas na Amazônia

04/08/2025

SGB confirma início de todos os projetos de PDI para construção do Centro Científico e Cultural da Urca

O diretor-presidente Inácio Melo anunciou, nesta sexta-feira (1º), que a Petrobras realizou o depósito da primeira parcela para execução do projeto de construção da Litoteca Urca

01/08/2025