Museu de Ciências da Terra participa de cerimônia que marca parceria Planetário Rio e Shell
Museu de Ciências da Terra participa de cerimônia que marca parceria Planetário Rio e Shell
A participação do MCTer destaca a importância da articulação entre equipamentos culturais e científicos no contexto das políticas públicas de cultura
Rio de Janeiro (RJ) – O Museu de Ciências da Terra (MCTer), unidade do Serviço Geológico do Brasil (SGB), participou, na última quarta-feira (28/01), da cerimônia
realizada no Planetário da Gávea, que marcou o lançamento da parceria entre o Planetário Rio e a Shell. O acordo prevê investimento de R$ 30 milhões, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), destinado à modernização do equipamento cultural.
Representaram o Museu no evento o curador-chefe dos acervos e paleontólogo, Diógenes Campos, e a coordenadora executiva de administração e logística, Nathalia Roitberg. A participação do MCTer ocorreu a convite da organização e reforça a importância da articulação institucional entre equipamentos culturais e científicos no âmbito das políticas públicas de cultura.
“O SGB tem papel fundamental na promoção e no fortalecimento de iniciativas voltadas à preservação do patrimônio científico nacional”, afirmou Diógenes Campos.
“A nossa participação ressalta a relevância das parcerias institucionais para a sustentabilidade de projetos culturais e científicos de interesse público”, completou Nathália.
Durante a cerimônia, os representantes do Museu destacaram ainda a importância da Lei Rouanet como instrumento estratégico para a preservação do patrimônio histórico e científico e para a qualificação de espaços voltados à educação e à divulgação do conhecimento. Também foi mencionado o apoio do prefeito Eduardo Paes às obras de recuperação do MCTer, especialmente no que diz respeito aos trâmites administrativos necessários à viabilização dos projetos da instituição.
Atualmente, o MCTer possui projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, por meio de Acordos de Cooperação Técnica com instituições credenciadas via chamamento público, voltados ao restauro do patrimônio arquitetônico, à conservação e qualificação dos acervos, bem como à modernização das exposições e das ações educativas.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br