Museu de Ciências da Terra destaca acessibilidade na 18ª Primavera de Museus

27/09/2024 às 19h06
 | Atualizado em: 27/09/2024 às 20h23
Ouvir Notícia

A programação especial ocorre neste sábado (28), no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação SGB

Rio de Janeiro (RJ) - O Museu de Ciências da Terra (MCTer) tem programação especial durante a 18ª Primavera de Museus, evento  promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema "Museus, acessibilidade e inclusão", a edição de 2024 busca ampliar o acesso ao público, garantindo a participação de todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

O geólogo Tomás de Miranda Lisboa, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que integra a equipe do MCTer, destacou a importância da acessibilidade no evento. "Nossa proposta foi trazer uma exposição tátil para atender pessoas com deficiência visual. Selecionamos amostras de rochas, fósseis e minerais que as pessoas podem tocar e observar as diferentes texturas e pesos. Queremos que todos tenham a chance de explorar esses elementos, sem medo de danificar as peças", explicou.

Foto: Divulgação SGB

Três tendas foram montadas na área externa do museu, com atividades temáticas para o público. Neste sábado (28), serão oferecidas oficinas na biblioteca infantil, com contação de histórias sensoriais e uma sessão de cinema adaptada para pessoas do espectro autista, conhecida como "Sessão Azul".

Para o público infantil, haverá atividades no Espaço Pequenos Cientistas, com livros, desenhos para colorir e uma caixa interativa onde as crianças poderão cavar e encontrar fósseis. Na programação também foi montada uma tenda dedicada à paleontologia, onde será possível conhecer como se tornar um paleontólogo, e outra que aborda o ciclo das rochas, com experiências táteis de minerais e fósseis. "Trouxemos fósseis da Bacia do Araripe, internacionalmente reconhecidos pela preservação excepcional, além de réplicas de outras espécies que ilustram a evolução da vida na Terra", acrescentou Tomás.

O professor Rogério Mafra, do Instituto Benjamin Constant,  elogiou a iniciativa: “Nós já conhecíamos o museu e sempre trazemos turmas aqui. E essa experiência foi maravilhosa, porque aqui os alunos puderam tocar, sentir e brincar. Essa experiência é impagável. O museu está de parabéns, e seria maravilhoso levar essa experiência de acessibilidade também para dentro do museu”, ressaltou.

Serviço:
Museu de Ciências da Terra  
Av. Pasteur, 404 – Urca / RJ  
Datas: 25 a 28 de setembro  
Horário: 10h às 16h  
Atividades gratuitas, com vagas limitadas para as oficinas do dia 28

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025