Município de Teresina (PI) conta com mapa que indica áreas com risco de inundação

11/04/2024 às 18h16
 | Atualizado em: 29/04/2024
Ouvir Notícia
Rio Parnaíba em Teresina (Foto: Teresina Destaque/Reprodução)

Rio Parnaíba em Teresina (Foto: Teresina Destaque/Reprodução)

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) elaborou, para o município de Teresina, capital do Piauí, um mapa – denominado Manchas de Inundação – que indica onde estão áreas que podem ser afetadas por inundações, em caso de chuvas intensas. Por meio desse estudo, o SGB apresenta informações que podem orientar ações preventivas dos órgãos de proteção e defesa civil, como a evacuação de áreas de risco. Dessa forma, é um importante instrumento para garantir a segurança da população.

Associado ao Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba (SAH Parnaíba) o mapa permite que prefeituras e defesas civis identifiquem, com antecedência, regiões que poderão ser afetadas à medida que o nível do rio aumente. As áreas são indicadas por cores, de acordo com os níveis. “O estudo otimiza a gestão e garante agilidade na tomada de decisões, permitindo que os gestores atuem diretamente nas áreas com risco”, enfatiza o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.
 

Mancha de Inundação no município de Teresina (PI) (Fonte: SGB)
Mancha de Inundação no município de Teresina (PI) (Fonte: SGB)


Além de possibilitar ações para reduzir os impactos de eventos extremos, as informações são essenciais para o planejamento urbano. “Com esse produto, os gestores públicos podem identificar áreas em que a ocupação urbana não é segura e, assim, adotar medidas para evitar a construção de casas e outros imóveis”, explica o coordenador-executivo dos Sistemas de Alerta Hidrológico, Artur Matos.

A elaboração das manchas é realizada em trabalho de campo com levantamentos do modelo digital de terreno de alta resolução e levantamento de eventos de cheias anteriores e, posteriormente, a partir de um modelo hidráulico que leva em consideração as vazões e cotas dos rios. Além de Teresina (PI), o SGB já atendeu, com o produto, os municípios de: Caxias (MA), Colatina (ES), Governador Valadares (MG), Ponte Nova (MG), Nova Era (MG), Porto Velho (RO), Alegrete (RS), São Sebastião do Caí (RS) e Montenegro (RS).

Estudos para Teresina (PI)

Além da Mancha de Inundação, o município de Teresina (PI) também já foi contemplado com Carta Geotécnica de Aptidão à UrbanizaçãoCartas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundação e com mapeamento de áreas de risco.

Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Mapa indica áreas que podem ser afetadas por inundação no município de Caxias (MA)

>>Modelo inovador aplica inteligência artificial para monitoramento dos maiores estoques de água doce do Brasil

>>PI: Rios Marathaoan e Longá, nas cidades de Barras e Esperantina, ultrapassaram cota de inundação


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Blumenau (SC) terá Plano Municipal para Redução de Riscos

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades apresentaram, nesta sexta-feira (5), o trabalho ao município

05/09/2025

Acordo entre SGB e UFPel fortalece proposta para criação do Geoparque Paisagem das Águas, no Rio Grande do Sul

Serão realizados estudos para ampliar o conhecimento sobre o território, fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a candidatura do território à chancela de Geoparque Mundial da Unesco.

04/09/2025

Estudo identifica mais de 20 áreas propícias ao geoturismo no Parque Nacional da Serra do Cipó

Levantamento integra o Programa Fomento ao Geoturismo e busca unir ciência, conservação e valorização das riquezas naturais da região

04/09/2025