Município de São Francisco segue em cota de inundação e pode alcançar 800 cm até a noite

16/01/2025 às 14h07
 | Atualizado em: 17/01/2025 às 13h08
Ouvir Notícia

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica cota de alerta do Rio São Francisco em São Romão, Carinhanha e Pedras de Maria da Cruz, com tendência de subida

Crédito da Imagem: Shutterstock

São Francisco (MG) – Na manhã desta quinta-feira (16), o São Francisco continua acima da cota de inundação (750 cm), tendo registrado 779 cm às 7h15, conforme indica o Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A previsão é de que o nível do rio continue subindo gradualmente ao longo do dia, podendo atingir 800 cm na noite de hoje.

Divulgação/SGB

Nas estações de São Romão, Carinhanha e Pedras de Maria da Cruz, o rio está em cota de alerta, com 737 cm, 596 cm e 758 cm, respectivamente. A tendência é subir gradualmente ao longo do dia e da noite.

Divulgação/SGB

De acordo com o pesquisador do SGB Breno Guerreiro da Motta, as chuvas registradas nas últimas semanas elevaram as vazões de importantes afluentes do Rio São Francisco, como o Rio das Velhas, o Rio Abaeté e o Rio Paracatu. “Apesar da Usina Hidrelétrica de Três Marias estar retendo grande parte da vazão que chega ao seu reservatório, recebendo 1.974 m³/s e liberando para jusante somente 250 m³/s – conforme informações disponíveis no site da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), às 10h – os citados afluentes, além de outros menores, são os responsáveis por esses níveis elevados na calha do São Francisco”, informou.

Divulgação/SGB

Apoio às ações de prevenção

Os boletins do SGB apresentam o monitoramento e as previsões de níveis dos rios para as próximas horas, auxiliando defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoiando as populações afetadas por inundações.

Clique aqui para acompanhar os boletins disponíveis na plataforma SACE do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB.

Previsões para a Bacia do São Francisco

As cidades contemplados com as previsões geradas pelo SGB incluem Barra (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Buritizeiro (MG), Carinhanha (BA), Ibotirama (BA), Januária (MG), Malhada (BA), Manga (MG), Matias Cardoso (MG), Morpará (BA), Pedras de Maria da Cruz (MG), Pirapora (MG), Ponto Chique (MG), São Francisco (MG), São Romão (MG), Serra do Ramalho (BA), Ubaí (MG) e Xique-Xique (BA).

Em 2020 o SGB realizou, de forma emergencial, a previsão de níveis para vários municípios da Bacia do Rio São Francisco devido às fortes chuvas que ocorreram na Região Sudeste e na Bacia do São Francisco. E em 2021 teve início formalmente a operação do SAH da Bacia do Rio São Francisco.

Parcerias estratégicas

O monitoramento dos rios é realizado a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Brasil terá Centro Científico e Cultural, no Rio de Janeiro

O Serviço Geológico do Brasil e a Petrobras oficializam o início das obras no dia 19 de setembro

08/09/2025

Blumenau (SC) terá Plano Municipal para Redução de Riscos

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades apresentaram, nesta sexta-feira (5), o trabalho ao município

05/09/2025

Acordo entre SGB e UFPel fortalece proposta para criação do Geoparque Paisagem das Águas, no Rio Grande do Sul

Serão realizados estudos para ampliar o conhecimento sobre o território, fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a candidatura do território à chancela de Geoparque Mundial da Unesco.

04/09/2025