Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

15/04/2025 às 15h01
Ouvir Notícia

O trabalho cadastrou ocorrências conhecidas e revelou novos recursos, como indícios de minério de ferro, cobre e minerais da construção civil

Divulgação/SGB

Alagoas (AL) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas, que reúne informações de seis cartas geológicas e abrange uma área de 12.267 km² nos estados de Alagoas e Pernambuco. A publicação representa um avanço no conhecimento sobre a geologia e os recursos minerais da região.

O mapa integra as folhas Sirinhaém (PE), Rio Largo (AL), Porto Calvo (AL), São Miguel dos Campos (AL), Maceió (AL) e Piaçabuçu (AL). Também estão disponíveis informações e dados que permitem análises geoespaciais e apoiam ações de planejamento e gestão territorial.

Durante os levantamentos, foram caracterizadas unidades geológicas do embasamento cristalino Pré-Cambriano e das bacias sedimentares de Alagoas e de Pernambuco, formadas a partir da abertura do Oceano Atlântico Sul. O trabalho identificou, ainda, ocorrências minerais conhecidas — como calcário, água mineral, petróleo, sal-gema e turfa — e revelou novos recursos, como indícios de minério de ferro, cobre e minerais utilizados na construção civil.

Imagens aerogeofísicas e levantamentos geoquímicos ajudaram a preencher lacunas e aprimorar a avaliação do potencial mineral da região. As áreas de Sirinhaém, Porto Calvo e Maceió se destacam pelo patrimônio geológico, com valor científico e cultural, reforçando a proposta de criação do Geoparque Litoral Sul de Pernambuco.

Principais resultados
Entre os principais resultados do projeto estão a produção de seis mapas geológicos inéditos e a elaboração de um mapa regional, disponível aqui. Houve um avanço significativo no conhecimento geológico da região, com delimitação mais precisa dos limites das bacias sedimentares e identificação de novos recursos minerais. Os dados foram disponibilizados em formatos compatíveis com Sistemas de Informação Geográfica (SIG), o que facilita pesquisas, a gestão territorial e a formulação de políticas públicas. Além disso, o trabalho estimula a atração de investimentos, contribui para o desenvolvimento local e apoia o planejamento governamental.

Importância

A publicação oferece uma base técnica essencial para impulsionar a pesquisa mineral, atrair investimentos e fortalecer o setor mineral. Com dados atualizados e precisos, o projeto contribui para o desenvolvimento econômico e social da região, além de apoiar ações de preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Veja aqui mais informações sobre o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas. 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Acre apresenta tendência de estabilização em Rio Branco (AC) torno da cota de 14,70 m

Novo boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que, entre o final da tarde e o início da noite, os níveis devem começar a reduzir, caso não haja chuvas localizadas na capital.

22/01/2026

GeoSGB: plataforma reúne o maior acervo de dados geológicos do Brasil

O Sistema de Geociências do Serviço Geológico do Brasil disponibiliza aberta e gratuitamente os resultados de projetos realizados no país

22/01/2026

Rio São Francisco está acima da cota de inundação em Pirapora (MG)

Boletim do Serviço Geológico do Brasil, divulgado nesta terça-feira (22), indica que o nível subiu após chuvas na região da bacia

22/01/2026