Diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles  dialogam sobre parcerias para ampliar conhecimento geológico

07/11/2025 às 12h59
 | Atualizado em: 07/11/2025 às 13h15
Ouvir Notícia

Em reunião, realizada, nesta quinta-feira (6), foram tratados temas importantes para o desenvolvimento sustentável do estado

 

A diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles (Foto: Igo Estrela/SGB)

Brasília (DF) – A diretora-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Sabrina Góis, recebeu, nesta quinta-feira (6), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, para tratar da possibilidade de parcerias e projetos voltados à ampliação do conhecimento geológico no estado. A reunião ocorreu na sede do SGB, em Brasília. 

Durante o encontro, Fonteles parabenizou Sabrina Góis pela condução do SGB, destacando a experiência da presidente e o compromisso da atual gestão com o fortalecimento do SGB, a divulgação geocientífica e a ampliação de parcerias. O governador reforçou que a instituição é uma referência nacional em conhecimento geológico e em ações voltadas à segurança hídrica.

Um dos pontos principais da reunião foi a importância de aprofundar o conhecimento geológico do estado do Piauí. Fonteles falou sobre o interesse em ampliar o mapeamento do potencial mineral e disse querer contar com apoio técnico do SGB nesse processo, que será essencial para a cadeia produtiva do setor mineral. Além desses projetos, o estado também quer desenvolver ações para segurança hídrica.

Sabrina Góis agradeceu a visita e destacou que o SGB está comprometido em fortalecer laços institucionais com governos estaduais e municipais, de forma integrada com o governo federal: “Nosso papel é apoiar o país, os estados e os municípios com base no conhecimento técnico e científico que geramos com excelência. Estamos de portas abertas para dialogar e construir soluções conjuntas. Temos vasta experiência em pesquisas sobre geologia e recursos minerais, assim como na área de recursos hídricos. Portanto, temos oportunidades de parcerias para explorar e vamos manter o diálogo”, disse a diretora-presidente. 

(Foto: Igo Estrela/SGB)


Para realização de projetos, Sabrina Góis e o governador do Piauí trabalham para obter recursos destinados a pesquisas e estudos junto ao governo federal, principalmente com diálogos no Ministério de Minas e Energia (MME)

No estado do Piauí, o SGB é representado pela Residência de Teresina (RETE), que atua com projetos também em parte do estado do Maranhão. O chefe da RETE, Jean Nascimento, participou da reunião e enfatizou a importância dessa parceria que está em construção: “Essas ações mostram o quanto a atual gestão está empenhada em promover o SGB e desenvolver ações que cheguem até a população, nos estados e municípios. O Piauí tem muito a ganhar e nós iremos contribuir para gerar dados e informações que apoiem as políticas públicas”.

A diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, ao lado do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e do chefe da Residência de Teresina do SGB, Jean Nascimento (Foto: Igo Estrela/SGB)


Novas reuniões serão realizadas para intensificar o diálogo e futuras parcerias.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil intensifica monitoramento de rios da Bahia durante período de chuvas

Municípios banhados pelo Rio São Francisco são atendidos por Sistema de Alerta Hidrológico 

06/11/2025

Serviço Geológico do Brasil lança Atlas de Risco da Amazônia durante a COP30

Publicação, que reúne 13 anos de mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico, será apresentada na terça-feira (11), durante o Hub da Amazônia, na Zona Verde da Conferência

06/11/2025

SGB realiza atividade demonstrativa de hidrologia durante a COP30, em Belém

O objetivo é apresentar ao público como o SGB realiza o monitoramento hidrológico dos rios amazônicos

06/11/2025