Governo federal realiza entrega simbólica do Plano Municipal de Redução de Riscos do município do Paulista (PE)

30/01/2026 às 21h10
 | Atualizado em: 30/01/2026 às 21h10
Ouvir Notícia

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil ao lado do secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, apresentaram o resultado do trabalho durante evento em Olinda (PE)

Foto: Divulgação

 

Recife (PE) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades realizaram, nesta quinta-feira (29/01), a entrega simbólica do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Paulista (PE). Durante evento realizado em Olinda (PE), para marcar as ações da SNP, o documento foi apresentado ao coordenador da Defesa Civil do município, Emerson Suame.

No evento, o SGB foi representado pelo pesquisador Julio Lana e pelo gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Recife, Robson de Carlo. Também estavam presentes a prefeita de Olinda, Mirella Almeida; o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões; e a coordenadora-geral de Articulação e Planejamento da SNP, Luana Alves.

Para o chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli, esse momento foi importante para difundir as informações sobre o PMRR para toda a comunidade. “A entrega simbólica é muito importante para dar publicidade ao Plano Municipal de Redução de Riscos, que foi feito junto ao município do Paulista, com o apoio da SNP, pelo Serviço Geológico do Brasil”.

As atividades do PMRR no Paulista (PE) começaram em outubro de 2024. As etapas finais do PMRR serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, com capacitação técnica de servidores e audiência pública com a comunidade para apresentação dos resultados finais.

Foto: Divulgação

 

O PMRR é um instrumento essencial para apoiar políticas públicas de habitação, infraestrutura e defesa civil. Por meio desse trabalho, são realizadas identificação e caracterização das porções urbanizadas do território municipal sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza geohidrológica. Essas informações subsidiam o plano de intervenções do PMRR, direcionando os investimentos para medidas estruturais e não estruturais de prevenção a desastres e redução de vulnerabilidades sociais.

Os trabalhos de campo e elaboração do relatório final do PMRR de Paulista foram feitos pelos pesquisadores em Geociências Gilmar Pauli Dias, Ivan Bispo de Oliveira Filho, Larissa Flávia Montandon Silva e Sueli Akemi Tomita. Os trabalhos de campo contaram com a participação de agentes da Defesa Civil do município, além do apoio e acompanhamento de líderes comunitários e agentes comunitários de saúde em todos os locais visitados.

Paulo Leite
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB realiza quarta etapa do mapeamento de áreas de risco em Maceió

Trabalhos de campo fazem parte da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos

30/01/2026

Parceria entre o SGB e o Inpa fortalece monitoramento dos rios

Instituições firmaram Acordo de Cooperação Técnica que amplia o compartilhamento de dados hidrológicos e prognósticos climáticos

30/01/2026

SGB inicia nova etapa do mapeamento de áreas de risco em Blumenau (SC)

Levantamento faz parte da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades

29/01/2026