Geodiversidade: Serviço Geológico do Brasil apresenta Mapa do Polo de Irrigação de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco

11/01/2024 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Estudo visa caracterizar as potencialidades e limitações das rochas e relevos da região, em relação à ocupação urbana, agricultura, recursos hídricos, recursos minerais e geoturismo



O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta o Mapa da Geodiversidade do Polo de Irrigação de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco, disponível aqui. O projeto foi iniciado em janeiro de 2023. Além do mapa, foi disponibilizado o banco de dados em Sistema de Informação Geográfica (SIG). Ainda no primeiro semestre de 2024, serão entregues o Atlas da Geodiversidade e o folder com síntese do estudo.
Segundo Maria Adelaide Mansini Maia, da Divisão de Gestão Territorial do SGB, as informações fornecidas são valiosas para os gestores públicos e oferecem insights sobre a potencialidade e limitações do meio físico para diversos usos, como ocupação urbana, agricultura, recursos hídricos superficiais, recursos hídricos subterrâneos e geoturismo. Ela destaca que esses dados são fundamentais para a implementação de políticas públicas.
Além disso, Adelaide ressaltou a contribuição do projeto para a economia regional. O estudo atualiza o mapa de solos elaborado pela Embrapa e identifica áreas propícias para irrigação e aquelas suscetíveis a processos de desertificação e salinização dos solos. Considerando a importância dos projetos de irrigação e a expansão da atividade agrícola na região, as informações do mapa são cruciais para orientar decisões econômicas e preservar o meio ambiente.
“Estando os municípios de Petrolina e Lagoa Grande situados em área onde existem importantes projetos de irrigação e com uma atividade agrícola tradicional e em forte expansão, mostram-se de grande importância as informações fornecidas pelos trabalhos do projeto para a economia da área e também para o meio ambiente, com a definição das áreas com possibilidade da instalação de processos de desertificação”, complementou.
O projeto mostra ainda a potencialidade dos aquíferos nas diversas áreas dos municípios em foco, frente à sua maior ou menor possibilidade de ocorrência de água subterrânea e a vulnerabilidade destes, indicando os locais onde o gestor deve se preocupar mais com a preservação das fontes de água subterrânea e sua qualidade, principalmente nos locais onde a água dos poços e cacimbas é utilizada para abastecimento da população e onde foram coletadas amostras de água, sendo de extrema importância para a preservação da saúde da população.
Desde o início da ação, mais de 50 estudos sobre a geodiversidade já foram realizados e entregues à sociedade em todo o território brasileiro, incluindo áreas de fronteira.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025

SGB participa do 1º Simpósio de Hidrogênio Natural da Petrobras

Evento reúne especialistas para debater potencial do H₂ natural no subsolo brasileiro e fortalecer parcerias entre instituições públicas e setor produtivo

30/06/2025

Exposição na Assembleia Legislativa do RS relembra enchente de 2024 e destaca papel do SGB na prevenção de desastres

Mostra evidencia impactos das cheias históricas e destaca o papel estratégico do Serviço Geológico do Brasil na prevenção de desastres

26/06/2025