Fevereiro Roxo e Laranja: campanha promove conscientização sobre quatro doenças crônicas e graves

13/02/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
O intuito é promover a conscientização para a prevenção, diagnóstico e combate da leucemia, lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer.
<< Asscom/fevereiropp.png|Imagem: SGB-CPRM|center>>
As cores roxo e laranja ganham destaque no mês de fevereiro por um motivo especial: conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico e combate a doenças como lúpus, mal de alzheimer, fibromialgia e leucemia. Conhecida como ‘Fevereiro Roxo e Laranja’, a campanha ganha força no Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e reforça o debate acerca de doenças graves que comprometem a qualidade de vida, e, em alguns casos, a morte do indivíduo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo, pois algumas dessas doenças não possuem cura e sim um tratamento qualificado e prolongado.
A coordenadora do Centro de Saúde Ocupacional (CSO), Juliana dos Santos, alerta para o perigo de ignorar sintomas importantes das doenças: "Alguns sintomas importantes como cansaço, febre, depressão, e perda de peso se confundem facilmente com sintomas de doenças simples. Daí a importância de o indivíduo observar a persistência dos sintomas e procurar ajuda médica quando perceber que se intensificaram”.
A cor roxa foi escolhida para a conscientização do lúpus, mal de Alzheimer, e da fibromialgia. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
Conheça as características de cada doença

• Lúpus O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.
• Fibromialgia Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
• Alzheimer O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
• Leucemia Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.
“Conhecer mais sobre essas doenças é muito importante, principalmente se um familiar ou um amigo receber o diagnóstico positivo para uma delas. Reconhecer o problema em seus estágios iniciais colabora para que o paciente possa receber o tratamento certo. Com as informações de fácil acesso e conversas sadias, podemos mudar preconceitos e limitações que as cercam, reproduzindo um pensamento otimista frente ao diagnóstico”, avaliou Juliana.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Aviso de Pauta — Serviço Geológico do Brasil marca presença na Expo Minera Nordeste 2025 para reforçar atuação estratégica no setor mineral

Evento reunirá empresas, investidores, autoridades e sociedade civil em torno das oportunidades minerais da região, como ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato

05/05/2025

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025