Estudos sobre poços ajudarão no enfrentamento à crise de abastecimento de água no Maranhão
Estudos sobre poços ajudarão no enfrentamento à crise de abastecimento de água no Maranhão
Serviço Geológico do Brasil divulgou resultados de trabalhos realizados em 12 municípios
Brasília (DF) – Novos estudos divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) contribuirão para o enfrentamento à crise de abastecimento de água durante os períodos de estiagem em 12 municípios maranhenses. Os relatórios que fazem parte do projeto Segurança Hídrica no Estado do Maranhão apresentam informações sobre os poços tubulares existentes e indicação de locais onde é possível realizar novas perfurações para captar água.
“Com esse trabalho, apresentamos informações que ajudam na captação de água subterrânea, uma importante fonte de abastecimento, especialmente em períodos de escassez”, destaca o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo. Ele acrescenta: “A água subterrânea é um recurso essencial para a população. Nós, do SGB, estamos comprometidos em ajudar a garantir o acesso a esse bem precioso”.
Apoio à gestão municipal
Nas publicações de cada município, o SGB indica os poços cadastrados ao longo dos trabalhos realizados neste ano e apresenta o diagnóstico da situação. Dessa forma, contribui para orientar os gestores públicos em ações necessárias para revitalizar a infraestrutura e garantir o melhor abastecimento da população local, principalmente diante das mudanças nos regimes de chuvas de algumas regiões que têm agravado e prolongado a seca.
A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, explica: “Os relatórios contêm as características dos poços: vazão explotada e situação atual de cada um, indicando quais as ações necessárias para a recuperação daqueles que se encontram paralisados. Por exemplo: eletrificação, aquisição de conjunto moto-bomba, construção de reservatórios, de laje de proteção sanitária, cerca de proteção, perfilagem e teste de bombeamento, análises de água, etc. Indicam também em áreas, onde a demanda persiste mesmo com a revitalização de poços, locais favoráveis para perfuração de novos poços”.
Os estudos foram entregues aos municípios e disponibilizados no Repositório Institucional de Geociências (Rigeo). Os poços também estão cadastrados no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) – local que armazena dados sobre os poços do Brasil.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Aviso de Pauta — Serviço Geológico do Brasil marca presença na Expo Minera Nordeste 2025 para reforçar atuação estratégica no setor mineral
Evento reunirá empresas, investidores, autoridades e sociedade civil em torno das oportunidades minerais da região, como ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato