Curso oferecido pelo ICMBio em parceria com o SGB fortalece geoturismo no Parque Nacional da Serra da Canastra
Curso oferecido pelo ICMBio em parceria com o SGB fortalece geoturismo no Parque Nacional da Serra da Canastra
Capacitação de condutores de visitantes abordou geologia, geomorfologia e riscos geológicos em atividades teóricas e práticas no município de Delfinópolis (MG)
Delfinópolis (MG) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) ofereceu, entre os dias 12 e 16 de janeiro, o curso de formação de condutores de visitantes do Parque Nacional da Serra da Canastra. A capacitação reuniu cerca de 40 participantes e teve como objetivo qualificar profissionais locais para a condução segura de turistas, com ênfase na interpretação ambiental e no fortalecimento do geoturismo na região.
A participação do SGB ocorreu a convite do ICMBio, responsável pela gestão do parque, que exige o credenciamento dos condutores de visitantes. Entre os requisitos para o credenciamento, está a realização do curso de formação, que contempla diferentes áreas do conhecimento, incluindo a geologia. O SGB contribui com essa etapa em razão de sua atuação histórica na Serra da Canastra, que envolve a avaliação de riscos geológicos nos atrativos turísticos e o desenvolvimento de projetos voltados ao fomento do geoturismo.
Durante a capacitação, o SGB apresentou conteúdos relacionados à história geológica da região, à formação da paisagem e aos principais tipos de rochas da localidade, de interesse para a interpretação ambiental. Também foram abordados aspectos da geomorfologia, explicando como a dinâmica natural moldou relevos, vales e cachoeiras, e os riscos geológicos mapeados pela empresa, orientando os condutores sobre como identificá-los e quais cuidados adotar durante a direção dos visitantes.
“O conhecimento geológico é fundamental para que os condutores consigam interpretar a paisagem para o público e, ao mesmo tempo, atuem de forma preventiva, garantindo a segurança dos turistas. O SGB tem o papel de levar informação técnica qualificada para apoiar o uso sustentável dos atrativos naturais”, destaca o geólogo Francisco Campos, pesquisador em geociências do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/SGB).
O curso contou com aulas teóricas e práticas, que foram realizadas nas trilhas do Complexo Paraíso e na parte baixa da Cachoeira Casca d’Anta. Nessas atividades de campo, os participantes puderam observar diretamente as formações geológicas discutidas em sala de aula, como tipos de rochas, fraturas associadas a riscos geológicos e elementos da paisagem que ajudam a compreender a evolução da região.
Esta edição da capacitação foi realizada no município de Delfinópolis, priorizando a formação de condutores locais. O curso é promovido, no mínimo, anualmente pelo ICMBio com o objetivo de atender à demanda de novos profissionais interessados no credenciamento. Pesquisadores do SGB já participaram de edições anteriores, ministrando conteúdos técnicos relacionados à geologia e aos riscos naturais do parque.
Geoturismo e segurança dos visitantes
As ações desenvolvidas pelo SGB no Parque Nacional da Serra da Canastra contribuem diretamente para o fortalecimento do geoturismo, ao oferecer embasamento científico para a interpretação ambiental e apoiar a divulgação dos atrativos naturais. Confira aqui: Passeio virtual do Parque E-book sobre os atrativos geoturísticos e sua história geológica
Risco geológico nos atrativos geoturísticos.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br