Serviço Geológico do Brasil e Agência Sergipe de Desenvolvimento sinalizam interesse em fortalecer pesquisas minerais

26/01/2026 às 14h18
 | Atualizado em: 26/01/2026 às 14h21
Ouvir Notícia

Instituições firmaram, neste mês, um Protocolo de Intenções com foco no desenvolvimento de ações voltadas ao apoio a pesquisas e estudos na área de geologia

Foto: Divulgação/SGB

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) assinaram, neste mês, um Protocolo de Intenções que estabelece bases para uma parceria institucional voltada ao fortalecimento das pesquisas e dos estudos técnicos na área de geologia e em temas correlatos. A iniciativa sinaliza o interesse das instituições em atuar de forma articulada para apoiar o desenvolvimento do setor mineral no estado.

Segundo o diretor-presidente do SGB, Vilmar Medeiros Simões, o Protocolo de Intenções reafirma o compromisso da instituição em atuar de forma articulada com os estados para promover o desenvolvimento regional. “O acordo representa um primeiro passo para que o SGB e o estado de Sergipe estabeleçam um diálogo mais aprofundado, com foco na identificação de temas de interesse comum e na construção de agendas conjuntas. Ao atuar de forma integrada com os estados, o SGB reforça seu papel de aplicar a expertise técnica em apoio às políticas públicas”, afirma.

O diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Desenvolve-SE, Ademario Alves, destaca a importância desse diálogo para o estado: “O Protocolo de Intenções permite que a Desenvolve-SE atue em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil para qualificar e atualizar os dados geológicos de Sergipe. Isso fortalece o planejamento do setor mineral, reduz incertezas e cria melhores condições para a implantação de novos projetos no estado”. 

O próximo passo é aprofundar os diálogos para definir as linhas de atuação e identificar temas de interesse em comum para avançar com as pesquisas.
 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Acre está na marca de 14,55 m e apresenta tendência de redução ao longo do dia

Cota deve chegar a 14,40 m no período da tarde, segundo novo boletim de alerta hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB)

23/01/2026

Rio Acre apresenta tendência de estabilização em Rio Branco (AC) torno da cota de 14,70 m

Novo boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que, entre o final da tarde e o início da noite, os níveis devem começar a reduzir, caso não haja chuvas localizadas na capital.

22/01/2026

GeoSGB: plataforma reúne o maior acervo de dados geológicos do Brasil

O Sistema de Geociências do Serviço Geológico do Brasil disponibiliza aberta e gratuitamente os resultados de projetos realizados no país

22/01/2026