COP30: SGB discute caminhos para reduzir dependência de fertilizantes e fortalecer segurança alimentar no Brasil

12/11/2025 às 21h02
 | Atualizado em: 12/11/2025 às 21h41
Ouvir Notícia

Pesquisadoras Emanuela Brod e Ioná Cunha apresentaram soluções geocientíficas para uso sustentável de recursos minerais e ampliação da autonomia do país na produção agrícola

A pesquisadora do SGB Emanuele Brod apresentou o painel (Foto: Tânia Argolo/SGB)

Belém (PA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Embrapa Cerrados apresentaram, nesta terça-feira (12), o painel “O Brasil como Player Global para Segurança Alimentar: Pesquisa e Exploração Geológica de Fosfato, Potássio e Agrominerais Silicáticos para Diminuição da Dependência Externa de Fertilizantes e Promoção Da Sustentabilidade Ambiental”, na AgriZone da COP30, em Belém. 

A atividade contou com apresentações das pesquisadoras do SGB Emanuela Brod e Ioná Cunha, chefe da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos do SGB; e do pesquisador da Embrapa Cerrados Éder Martins, que destacaram as ações do SGB voltadas à redução da dependência brasileira de insumos importados para a agricultura. A moderação do painel foi realizada pela pesquisadora do SGB Lúcia Travassos. 

O painel teve a participação da pesquisadora do SGB Ioná Cunha, chefe da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos do SGB (Foto: Tânia Argolo/SGB)

 

Durante o evento, foram apresentados resultados de três projetos estratégicos conduzidos pelo SGB: 

  • Avaliação do Potencial de Fosfato no Brasil;
  • Avaliação do Potencial de Potássio no Brasil; e 
  • Avaliação do Potencial Agromineral do Brasil. 
As iniciativas integram o Programa Mineração Segura e Sustentável, do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 do governo federal, e estão alinhadas ao Plano Nacional de Fertilizantes. Os estudos aplicam metodologias inovadoras de pesquisa de áreas potenciais para fertilizantes e de aproveitamento sustentável de rejeitos como remineralizadores de solos, incentivando práticas de economia circular e retenção de carbono nos solos agrícolas.
A pesquisadora do SGB Lúcia Travassos mediou o debate (Foto: Tânia Argolo/SGB)


As pesquisadoras destacaram que os resultados obtidos nas diversas regiões do país apontam novas oportunidades de exploração sustentável, especialmente em áreas com potencial para produção de fosfato, potássio e remineralizadores de solo. Esses avanços reduzem riscos exploratórios, fomentam investimentos privados e fortalecem o agronegócio nacional e a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental.



Confira a programação do SGB nos próximos dias:

Nesta quinta-feira, o SGB estará presente na Zona Verde com duas apresentações: “Riscos Naturais e Resiliência Climática na Amazônia”, com a pesquisadora Sheila Gatinho Teixeira, das 9h30 às 10h20, na Sala Seringueira; e “Pesquisa de Minerais Críticos e Estratégicos no Pará para a Transição Energética Global: A Importância da Geologia para a Pauta Ambiental”, apresentada por Lúcia Travassos, das 12h30 às 13h20, na Sala Castanheira.

Na Casa da Biodiversidade e Clima, o pesquisador do SGB Marcelo Vasquez participará, às 14h, do painel Futuro da Mineração Sustentável e Transição Justa, ao lado do diretor-executivo da PLS Brasil,  Dale Henderson; do secretário Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental do Governo do Pará, Rodolpho Zahlut; e da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis. A moderadora do painel será a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo.
 

Acompanhe a programação do SGB na COP30

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

COP30: SGB apresenta iniciativas voltadas ao geoturismo digital na TechZone

Instituição destacou a plataforma Geo 360 BR como ferramenta para democratizar o conhecimento geocientífico e valorizar a economia comunitária da região amazônica

12/11/2025

COP30: SGB apresenta soluções em gestão hídrica e inovação na área de hidrologia na AgriZone

Os pesquisadores Maria Antonieta Mourão e Daniel Moreira participaram de painéis nesta quarta-feira (12)

12/11/2025

Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB

Nomeação foi aprovada pelo Conselho de Administração da instituição nesta quarta-feira (12/11)

12/11/2025