Segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil participam do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência, em São Paulo

No evento foram abordados assuntos como Comunicação em Meio Ambiente e Emergência Climática, Divulgação Científica e Políticas Públicas em Saúde, entre outros


Da esquerda para a direita: Avaliador do evento, com Andrea Sander e Patrícia Jacques

As pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Patrícia Jacques e Andrea Sander, participaram do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência (EBDC), organizado pelo Blogs de Ciência da Unicamp, no Instituto Principia, em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de setembro.

Nesta segunda edição, o tema foi “Ciência, Comunicação e Política: Motores de Mudança na Sociedade”, ocasião em que foi debatido como os comunicadores de ciência podem influenciar a implementação de diversas políticas públicas em temas como: saúde, meio ambiente, desinformação, preconceito de gênero, entre outros.

Patrícia e Andrea apresentaram o trabalho “Divulgação geocientífica para comunidades isoladas no contexto do Programa SGBeduca: relato de experiências”, que teve a coautoria de Francisco Ferreira de Campos, Gabriel Guimarães Facuri, Eliane Godoy Moreira e Angela Bellettini, participantes das atividades do SGBeduca.

Para Sander, o evento foi uma oportunidade única de contato e troca com divulgadores de ciência, além de poder observar o que há de novo na divulgação científica: “Estiveram presentes diversos formatos de comunicação, desde atendimentos presenciais, blogs, podcasts, animações e imprensa tradicional. Um momento de muito aprendizado, tendo sido gratificante ter o trabalho selecionado pois, dos quase 100 submetidos, apenas 38 foram escolhidos, devido ao tempo e espaço disponíveis”, destacou.

Patrícia acrescentou que as apresentações foram surpreendentes e abrangeram temas de diversidade e inclusão social, políticas públicas, arte e ciência: “Durante um encontro abrangente como esse, com a participação de diversas instituições de pesquisa, cientistas e jornalistas de expressão, é possível perceber a importância da divulgação científica para a sociedade, o que aumenta a responsabilidade do SGB nessa área”, ressaltou.


Apresentação da mesa-redonda com a temática: O Lugar do normativo na Comunicação de Ciência

O EBDC reúne comunicadores de ciência, profissionais e amadores de diversas áreas para compartilhar experiências, discutir os objetivos da profissão, elaborar estratégias para campanhas de comunicação eficientes e estimular colaborações entre a comunidade de divulgadores de ciência.

Na ocasião, foram apresentadas quatro mesas-redondas:

1. O Lugar do Normativo na Comunicação da Ciência;

2. Comunicação em Meio Ambiente e Emergência Climática;

3. Divulgação Científica e Políticas Públicas em Saúde;

4. A Divulgação Científica, o Furar Bolhas e a Desinformação.

Ao mesmo tempo, os participantes se reuniram em grupos de trabalho e discutiram como analisar a efetividade e o impacto de trabalhos de comunicação pública de ciências (presenciais e virtuais) e como a interação entre ciência e arte pode alavancar a divulgação científica. Os trabalhos, posteriormente, são reunidos em uma publicação e disponibilizados ao público.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir