Palestra sobre o Programa Internacional de Descoberta Oceânica foi destaque do Café Geológico

Segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Palestra sobre o Programa Internacional de Descoberta Oceânica foi destaque do Café Geológico

Andrea Sander, Gerson Fauth e Eugênio Frazão durante a transmissão do Café Geológico da última sexta-feira (16)

O Café Geológico desta sexta-feira (16) abordou o projeto IODP - International Ocean Discovery Program (Programa Internacional de Descoberta Oceânica). Sob o tema ‘Projeto IODP/CAPES: Uma oportunidade estratégica para o Brasil’, o doutor em Geologia, Gerson Fauth, falou sobre a importância do projeto para as pesquisas brasileiras na área de mudanças climáticas. O evento contou com a participação do geólogo e coordenador-executivo de Geologia Marinha, Eugênio Frazão, e foi mediado pela geóloga do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Andrea Sander.

O IODP consiste em um programa de colaboração internacional de pesquisa sobre a Terra, oceano e ciências ambientais. Durante a sua apresentação, o professor reforçou a necessidade de ampliar as pesquisas e estudos sobre os oceanos e explicou como são realizadas as expedições, destacando a importância do SGB-CPRM na geração de dados e informações utilizados no programa.

O especialista, também, apresentou publicações científicas e citou a participação do Brasil em estudos internacionais - importantes para a continuidade de pesquisas e formações nas futuras gerações.

Assista ao episódio aqui

Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir