V Fórum Estadual Mineral reúne, em Natal, lideranças e especialistas

29/11/2024 às 14h57
 | Atualizado em: 29/11/2024 às 15h20
Ouvir Notícia

No evento foram debatidas ações para fortalecer a mineração e impulsionar o desenvolvimento sustentável do estado

Foto: SGB/Divulgação

Natal (RN) - Nos dias 28 e 29 de novembro, acontece o V Fórum Estadual Mineral na capital do Rio Grande do Norte, com a temática “A importância dos minerais críticos e estratégicos para o desenvolvimento do RN”. O evento reúne empresas, investidores, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e agregar valor ao setor mineral do Rio Grande do Norte. 

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, tem participação no fórum, que promove debates e apresentações para fortalecer o segmento no estado. 

Silveira esteve na abertura e participou do talk show “Importância dos Minerais Críticos e Estratégicos para o Desenvolvimento do RN”, no qual destaca a necessidade de fortalecer parcerias público-privadas e de adotar uma abordagem integrada para viabilizar a exploração sustentável dos recursos minerais, contribuindo diretamente para o crescimento socioeconômico da região. Além disso, ele compartilha ideias sobre as iniciativas do SGB para mapear e identificar novas áreas de potencial mineral no estado, destacando a importância da inovação científica no setor.

O diretor destaca a importância do evento: “É um momento de troca de experiências entre os profissionais dos setores público e privado, pesquisadores e investidores, discutindo minerais estratégicos como lítio, tântalo e ouro. Reafirmamos nosso compromisso com a inovação, a partir da retomada dos aerolevantamentos geofísicos e dos investimentos nos levantamentos geoquímicos. Os dados gerados por essas atividades vão dar suporte aos mapeamentos geológicos regionais no nosso país, bem como fomentar novas descobertas minerais. O evento também é uma ótima oportunidade para a divulgação da nossa Plataforma de Planejamento Geológico (PLANGEO), que tem o objetivo de  facilitar o acesso às informações geológicas”.


Mais SGB no evento

Foto: SGB/Divulgação

 

O evento também conta com apresentações dos pesquisadores do SGB. Alan Pereira da Costa apresenta o estudo “Mapa de Prospectividade para Cobre-Ouro em Skarns - Área Serra da Umburana, Escala 1:100.000”, detalhando o avanço das pesquisas na região e seus impactos para atrair novos investimentos. Já Victor Hugo Rocha Lopes aborda sobre o tema “Impactos das Parcerias Científicas e Tecnológicas na Margem Equatorial Brasileira”, mostrando como a colaboração entre instituições científicas têm impulsionado o conhecimento geológico e a exploração responsável dos recursos naturais.

O V Fórum Estadual Mineral se consolida como um espaço essencial para a troca de conhecimentos e articulação entre os diversos setores envolvidos na mineração, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Rio Negro sobe 12 cm por dia em Manaus (AM)   

Cota chegou à marca de 15,22 m, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil

10/12/2024

Assinatura de acordo coletivo de trabalho representa avanço no diálogo e na cooperação entre bancadas patronal e laboral

Assinatura de acordo coletivo de trabalho representa avanço no diálogo e na cooperação entre bancadas patronal e laboral

10/12/2024

Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil impulsionam a descoberta de minérios de urânio

Projeto Urânio Brasil foi apresentado, na quinta-feira (5), pelo diretor Valdir Silveira durante seminário na OAB-DF

09/12/2024