Thales Sampaio é homenageado pelos anos de dedicação ao Serviço Geológico do Brasil
Funcionalidades do Sistema
Thales Sampaio é homenageado pelos anos de dedicação ao Serviço Geológico do Brasil
11/11/2022 às 00h00
| Atualizado em: 01/03/2024

A Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (DHT/SGB-CPRM) homenageou, nesta quarta-feira (09), o geólogo Thales Sampaio de Queiroz, que, após 40 anos de dedicação à empresa, deixa um importante legado de trabalhos, projetos e pesquisas que contribuíram para o desenvolvimento e reconhecimento do SGB-CPRM como referência nacional nas áreas de Mineração, Gestão Territorial e Hidrologia. A diretora da DHT, Alice Castilho, abriu o evento e destacou que a homenagem é uma retribuição do Serviço Geológico do Brasil aos feitos transformadores de Sampaio para a empresa - em especial, à DHT. “O diretor Thales foi muito importante na história do SGB-CPRM, especialmente à frente da DHT, elevando a diretoria a outro patamar de atuação e reconhecimento pela sociedade”, salientou. Alice explicou que desde que esteve à frente da Residência de Fortaleza, Thales desenvolveu o trabalho pioneiro de cadastramento de poços. Em suas duas passagens pela DHT, apoiou a publicação do livro ‘Hidrogeologia’, bem como a implantação da Rede Estratégica de Poços, de grande produção na grande seca no Nordeste - na primeira década dos anos 2000. Também contribuiu para a criação da área de Prevenção de Riscos e Desastres no SGB-CPRM, expandindo, inclusive, a operação de sistemas de alerta de cheias, e a frente da Ação Emergencial de Maceió. Como parte da homenagem, o presidente-interino do SGB-CPRM, Cassiano Alves, entregou uma placa condecorativa ao geólogo. O ato simboliza, segundo ele, “o nosso reconhecimento pelos serviços que Thales deu ao SGB-CPRM e também ao estado brasileiro, tendo se destacado como profissional, pessoa pública e cidadão exemplar em todas as suas condutas”. Durante o encontro, que ocorreu de forma híbrida - presencial e virtual -, Thales Sampaio relembrou sua trajetória, passando por diversos setores e áreas da Geologia. Além do SGB-CPRM, assumiu cargos importantes em órgãos governamentais, como o Ministério da Integração Nacional e o Ministério de Minas e Energia - onde conduziu o ‘Programa de Minas e Energia Nuclear no Brasil’ e atuou como assessor imediato do ministro.

Foi na Unidade Regional de Fortaleza (CE) que o geólogo iniciou sua carreira no SGB-CPRM. Lá, liderou o ‘Programa de Qualidade do Serviço Geológico do Brasil’. Teve duas passagens pela DHT - dentre elas, no período de 2011 a 2015, ficou à frente da diretoria -, tendo se destacado pela capacidade de liderar sem perder a essência humana - característica muito elogiada pelos colegas de trabalho. Nesta fase, conseguiu, junto à equipe, cumprir todas as metas de desempenho em projetos de Gestão de Risco em municípios. Também trabalhou com prospecção de carvão; mapas metalogenéticos; mapeamentos geológicos básicos e ambientais; o Programa Nacional de Geologia Ambiental e de Geologia Médica; e apoiou a iniciativa de produção do Mapa Hidrogeológico do rio da Prata (PR); e liderou o Plano Nacional de Risco e Resposta a Desastres Naturais. Relatos de gratidão e saudade
Um chapéu de palha é a marca registrada de Thales Sampaio. Para os amigos mais próximos, é impossível dissociar sua imagem sem a vestimenta. Como gesto de carinho, durante os depoimentos de despedida, os amigos utilizaram chapéus enquanto declaravam, emocionados, a relação fraterna estabelecida ao longo de anos de convivência.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Marcio Remédio, reforçou a sua admiração: “Fica o sentimento de gratidão pelo profissional de altíssima qualidade. Toda conversa com você é um aprendizado.” Compartilhando o mesmo sentimento, o diretor de Infraestrutura Geocientífica (DIG), Paulo Romano, descreveu Thales como “uma figura profissional e humana, com uma história exemplar de vida, que deixa a marca de quem serviu brilhantemente à comunidade científica e à nação brasileira.” Como gesto de carinho, Romano disse: "Todos vieram de chapéu em sua homenagem. Se eu estivesse utilizando um, tiraria o meu chapéu pra você”. Emocionado, Thales se despediu agradecendo o gesto. “A gente se fortalece graças a Deus e as dores. Saio com enorme gratidão ao Serviço Geológico do Brasil, que foi a minha casa por mais de 40 anos. Foi onde aprendi as coisas mais importantes da minha vida e onde conheci grandes amigos que levarei sempre comigo”. Para encerrar, citou a poesia ‘Versos Íntimos’ de Augusto dos Anjos: Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão – esta pantera – Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável, Mora entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!
Participaram da homenagem, Frederico Cláudio Peixinho, chefe do Departamento de Hidrologia; os pesquisadores Roberto Kirchheim; Andrea Germano; Maria Antonieta; Mylene Berbert; Rommel Souza; Antonio Krebs, Clodionor; Ricardo Vasconcellos; Osvaldo Castanheira; Fernando Carvalho; Cassio Silva; Márcio Candido; Helion; Edson Mendonça; e a secretária de Thales Sampaio, Sheyla Munhoz. Maria Alice dos Santos Serviço Geológico do Brasil SGB- CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@sgb.gov.br