SC: Serviço Geológico do Brasil realiza estudos nos municípios de Passo de Torres, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva

08/10/2025 às 17h03
 | Atualizado em: 08/10/2025 às 17h10
Ouvir Notícia

Atividades que começaram nesta semana têm o objetivo de identificar áreas com maior risco de ocorrência de fenômenos como deslizamentos e inundações.

O geógrafo Gilberto Lima e a geóloga Carla Moraes realizam o trabalho em campo (Foto: Divulgação/SGB)

Brasília (DF)  – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) começou, nesta semana, levantamento em municípios do extremo sul de Santa Catarina para identificar áreas com maior risco de ocorrência de fenômenos como deslizamentos e inundações. Os estudos começaram em Passo de Torres e seguem, nos próximos dias, em Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva.

Esse trabalho faz parte do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o Governo de Santa Catarina para elaboração de Cartas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações e Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização. O objetivo é gerar dados que apoiem o poder público na tomada de decisões para ocupação do solo, obras de infraestrutura e ações de prevenção de desastres.

A elaboração das Cartas de Suscetibilidade envolve duas etapas complementares. Primeiro, pesquisadores do SGB realizaram análises em escritório para adequar os produtos ao contexto geológico e geomorfológico de Santa Catarina. Em seguida, equipes técnicas percorrem os municípios para validar os padrões de relevo – como áreas de encosta e várzeas – e modelos elaborados previamente, utilizando ferramentas digitais. Os primeiros trabalhos de campo para as Cartas de Suscetibilidade foram concluídos nos municípios de Ascurra, Ibirama, Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Urussanga.

Com as Cartas de Suscetibilidade, as prefeituras podem identificar as áreas que estão mais ou menos propensas à ocupação urbana. Os gestores também terão apoio para licenciamento de obras e a definição de zonas de expansão urbana, realizando investimentos em infraestruturas mais seguras. 

Atualmente, 103 municípios catarinenses já contam com as Cartas de Suscetibilidade. O objetivo do acordo é cobrir todo o estado com essa cartografia. Ao final do trabalho, os relatórios serão entregues ao governo do estado, aos municípios e às defesas civis, além de ficarem disponíveis no site do SGB. 
Foto: Divulgação/SGB



Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Começa a preparação para o início dos levantamentos aerogeofísicos no Brasil

A empresa vencedora da licitação conduzida pelo SGB realiza, nesta semana, as etapas de calibração dos sistemas aerogeofísicos que serão usados no novo levantamento na região sudeste do Tocantins.

08/10/2025

Serviço Geológico do Brasil já capacitou, neste ano, mais de 4,4 mil pessoas em cursos para identificação de riscos geológicos

A última atividade presencial ocorreu, entre 22 e 25 de setembro, no Vale Europeu, em Santa Catarina, para capacitação técnica das defesas civis municipais

07/10/2025

SGB se reúne com o Censipam para fortalecer a cooperação técnica entre os órgãos

O encontro favoreceu a troca de informações sobre a região de atuação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia no combate ao garimpo ilegal

06/10/2025