SC: Serviço Geológico do Brasil realiza estudos nos municípios de Passo de Torres, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva
SC: Serviço Geológico do Brasil realiza estudos nos municípios de Passo de Torres, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva
Atividades que começaram nesta semana têm o objetivo de identificar áreas com maior risco de ocorrência de fenômenos como deslizamentos e inundações.
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) começou, nesta semana, levantamento em municípios do extremo sul de Santa Catarina para identificar áreas com maior risco de ocorrência de fenômenos como deslizamentos e inundações. Os estudos começaram em Passo de Torres e seguem, nos próximos dias, em Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva.
A elaboração das Cartas de Suscetibilidade envolve duas etapas complementares. Primeiro, pesquisadores do SGB realizaram análises em escritório para adequar os produtos ao contexto geológico e geomorfológico de Santa Catarina. Em seguida, equipes técnicas percorrem os municípios para validar os padrões de relevo – como áreas de encosta e várzeas – e modelos elaborados previamente, utilizando ferramentas digitais. Os primeiros trabalhos de campo para as Cartas de Suscetibilidade foram concluídos nos municípios de Ascurra, Ibirama, Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Urussanga.
Com as Cartas de Suscetibilidade, as prefeituras podem identificar as áreas que estão mais ou menos propensas à ocupação urbana. Os gestores também terão apoio para licenciamento de obras e a definição de zonas de expansão urbana, realizando investimentos em infraestruturas mais seguras.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br