SGBeduca pelo Brasil: em outubro, programa promoveu oficinas, palestras e visitas técnicas de norte a sul do país

07/11/2025 às 21h16
 | Atualizado em: 07/11/2025 às 21h29
Ouvir Notícia
Foto: Divulgação/SGB

 

Rio de Janeiro (RJ) - Em outubro, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) espalhou o conhecimento geológico pelo país por meio do Programa SGBeduca, que se dedica à divulgação e popularização das geociências. Foram realizadas diversas oficinas, palestras e visitas técnicas, contemplando uma variedade de temas e públicos nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia.

No começo do mês, o SGBeduca esteve presente no II Simpósio de Transição Energética da Petrobras, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, a pesquisadora Patrícia Jacques apresentou a palestra ”Geociências, sociedade e transição energética: convergências em tempos de mudanças”, demonstrando a importância das geociências para a sociedade com a apresentação do WebGIS de Racismo Ambiental. Esse sistema de informação geográfica online permite a visualização, consulta e análise de dados georreferenciados, correlacionando as questões raciais e ambientais. 

A apresentação abordou ainda os temas de formação e a influência da atuação do profissional geólogo na sociedade, a “Agenda 2030”, plano de ação global da Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para os povos, até 2030, e o “ODS 18 de igualdade étinico racial”, voluntariamente adotado pelo Brasil para combater o racismo e a discriminação, junto dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). 

 

Foto: Divulgação/SGB


No dia 20, o Programa visitou a Escola Municipal Augusto Pugnaloni, no distrito de Itaipava, em Petrópolis (RJ), onde Patrícia conduziu uma oficina de réplicas de fósseis para os alunos do terceiro e quarto ano. O objetivo da ação, segundo ela, foi  levar conhecimento para as crianças da escola, com foco na paleontologia e na história da Terra, promovendo o aprendizado de forma espontânea e criativa, além de estimular o imaginário infantil e a conscientização sobre as mudanças climáticas.

 

Atividade no Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul

Já no último fim de semana do mês, o SGBeduca participou do Guarita Eco Festival, evento dedicado à conscientização ambiental que movimentou o Parque da Guarita, em Torres (RS). Com duas oficinas interativas e gratuitas, a equipe do SGB levou conhecimento sobre a geodiversidade brasileira e mundial para o público, que pôde explorar a ciência de forma lúdica e acessível. 

Na primeira, "Expedição areia: que grão é esse?", os visitantes foram convidados a uma viagem microscópica pelo mundo por meio de amostras de areias de praias de Torres e Rio Grande (RS), Praia do Forno, em Armação dos Búzios (RJ), Guarapari (ES) e de uma praia vulcânica da Islândia. O objetivo da atividade era apresentar as diferentes composições mineralógicas de cada grão, falando de como a geologia local e global se refletem na paisagem do litoral. 

Já na atividade "Pequenos Paleo-Artistas: Pintando o Passado Pré-Histórico", o público foi convidado a fazer pinturas em réplicas de fósseis num resgate da pré-história regional com foco nos animais da megafauna gaúcha, que habitaram a região onde hoje se localiza o Geoparque Mundial UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, um sítio paleontológico de extrema relevância mundial, com registro de mais de 120 paleotocas – tocas escavadas por preguiças-gigantes e tatus-gigantes que viviam na região há milhares de anos. 

Foto: Divulgação/SGB


A ação contou com a parceria do Geoparque e de alunos do curso de Geologia da Unisinos, reforçando a missão compartilhada de valorizar e divulgar o patrimônio geológico e paleontológico. A pesquisadora do SGB Andrea Sander, coordenadora do SGBeduca, celebrou o evento: "Foi um sucesso absoluto. As duas oficinas tiveram fila constante durante todo o dia. É a ciência saindo dos laboratórios e chegando ao público de forma descomplicada".

 

Fim de semana com atividades no Rio de Janeiro

Ainda no dia 25, a equipe do SGBeduca participou de evento na Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a execução da oficina de réplicas de fósseis em gesso, para crianças entre três e oito anos. As atividades foram conduzidas pela chefe da Divisão de Marketing (DIMARK/SGB), Juliana Maceira Moreira, junto com a equipe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID/SGB) – composta pela assistente do departamento Irinea Silvia e pelos analistas em geociências Juliana Ferraz e Flasleandro Oliveira, o também analista em geociências Neilson Brasil e o técnico em geociências Eugenio Souza. 

 

Foto: Divulgação/SGB


A segunda ação do sábado (25) na capital fluminense foi a oficina "Geologia Histórico-Crítica" em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Nave do Conhecimento de Engenho de Dentro. Na ação, os alunos da professora Rosimeri Pereira da Silva aprenderam a identificar os recursos minerais que fazem parte do seu dia a dia e conheceram os recursos didáticos produzidos pela equipe do SGBeduca, como livros e cartilhas, a exemplo das obras "Dr Pedrosa e Dra Rocha no mundo dos minerais e das rochas" e "Raquel e as Rochas", além do Mapa Escolar de Rochas do Estado do Rio de Janeiro. Todos os materiais estão disponíveis no site sgbeduca.sgb.gov.br

A atividade foi conduzida por Juliana Moreira e Patricia Jacques junto com o professor Alexis Nummer, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O professor destacou a importância de iniciativas como essa: "Esse projeto de extensão é incrível e fundamenta o conhecimento de geociências de quem está na base da educação, as professoras e professores da educação infantil e do ensino fundamental". Os alunos de pedagogia se mostraram satisfeitos e motivados com a ação, que mostrou  como ensinar mineralogia para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 

Foto: Divulgação/SGB


Unidade de Porto Velho recebe estudantes 

Fechando a agenda do mês, a equipe do Programa na Residência de Porto Velho (REPO) recebeu alunos, professores e inspetores do 4º ano do Colégio Sapiens International School - Unidade Jardim América para uma visita técnica guiada pelas instalações da empresa. O público foi conduzido por uma apresentação prática sobre as características de mapas, conheceu a Sandbox, com demonstração interativa de como a ferramenta permite a simulação de relevo e escoamento da água superficial, e foi apresentado à escultura artística da preguiça-gigante, com abordagens sobre paleontologia e animais extintos da Era do Gelo. 

 

 

Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB destaca importância do conhecimento geocientífico para temas estratégicos do país em evento do Confea

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, participou, na quinta-feira (6), da reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas, em Brasília

07/11/2025

Serviço Geológico do Brasil intensifica monitoramento de rios da Bahia durante período de chuvas

Municípios banhados pelo Rio São Francisco são atendidos por Sistema de Alerta Hidrológico 

06/11/2025

Diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles  dialogam sobre parcerias para ampliar conhecimento geológico

Em reunião, realizada, nesta quinta-feira (6), foram tratados temas importantes para o desenvolvimento sustentável do estado

07/11/2025