SGB e MMA firmam parceria para monitoramento do Sistema Aquífero Guarani

31/03/2025 às 17h21
 | Atualizado em: 31/03/2025 às 18h10
Ouvir Notícia

O objetivo é a troca de informações, instalação de equipamentos, coleta e análise de água, manutenção das estações e desenvolvimento de aplicações operacionais 

Fonte: Toda Matéria

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) no âmbito do projeto “Implementação do Programa de Ações Estratégicas (PAE) do Sistema Aquífero Guarani: Possibilitando Ações Regionais” (PPM SAG – Guarani) e do Acordo de Cooperação sobre o Sistema Aquífero Guarani (SAG).

A parceria visa a troca de informações, instalação de equipamentos, coleta e análise de água, manutenção das estações e desenvolvimento de aplicações operacionais para fortalecer o monitoramento hidrogeológico do SAG, incluindo a implementação de uma rede de monitoramento.

O PPM SAG – Guarani é coordenado no Brasil pelo MMA e conta com a participação ativa do SGB nos comitês técnicos de Monitoramento e Modelos (CMM) e de Desenvolvimento e Capacitação (CCD). Pelo CMM, o Brasil se comprometeu a implantar uma rede de monitoramento quali-quantitativa composta por 15 poços, alinhada aos princípios do Programa de Ação Estratégica para o Sistema Aquífero Guarani (PAE) e ao Componente 2 do PPM SAG Guarani.

Para viabilizar essa iniciativa, o projeto forneceu 15 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), responsáveis pelo monitoramento automático dos níveis dos poços e da precipitação. O SGB atuará diretamente na instalação desses equipamentos, na análise da qualidade da água e na integração das informações à sua plataforma de dados, que será incorporada ao sistema de informações do SAG desenvolvido pelo projeto e a rede RIMAS.

Atualmente, o SGB mantém nacionalmente uma extensa rede integrada de monitoramento das águas subterrâneas (RIMAS), da qual foram selecionados os 15 poços que comporão a porção brasileira da rede internacional de monitoramento do Aquífero Guarani. A parceria foi viabilizada graças à expertise do SGB na implantação e operação de redes de monitoramento hidrológico e hidrogeológico, além de sua capilaridade logística, com unidades regionais em 13 capitais e seis núcleos de apoio espalhados pelo país.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025