Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana
Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana
Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE
Brasília (DF) – Novo artigo científico publicado no periódico internacional Geoscience Frontiers apresenta resultados de estudo realizado por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) em parceria com a equipe do Projeto MOBILE. A publicação é intitulada: “Coda of the snowball: combined U–Pb LA-ICPMS dating of calcite-after-aragonite crystal fans and clumped isotope thermometry of Ediacaran cap carbonates”. Confira aqui.
A pesquisa aplica técnicas analíticas inovadoras e de última geração, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento sobre os carbonatos neoproterozoicos e sobre o registro da glaciação marinoana do tipo Terra Bola de Neve (Snowball Earth), um dos eventos climáticos mais extremos da história da Terra.
O estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores do SGB Carolina Reis, Denise Canabrava e Paulo Dias e do Projeto MOBILE, coordenado pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrício Caxito, além de ter a contribuição de diversos colaboradores nacionais e internacionais.
Para o pesquisador Paulo Dias, essa é uma iniciativa que amplia a colaboração científica e reforça o protagonismo da geociência brasileira em estudos de relevância global. “Além das colaborações com a UFMG, a publicação reúne especialistas de várias instituições brasileiras e estrangeiras, reforçando a inserção da geociência nacional em redes internacionais de pesquisa.”
Inovação científica com técnicas analíticas de última geração
O artigo se destaca por integrar duas metodologias avançadas que, combinadas, trazem novas perspectivas à investigação de rochas carbonáticas do Ediacarano: Datação U–Pb in situ em carbonatos (LA–ICP–MS)
As análises U–Pb foram realizadas diretamente em leques de pseudomorfos de aragonita e em colunas estromatolíticas, permitindo estimar idades refinadas de precipitação e processos diagenéticos. Os estudos foram conduzidos no laboratório de geocronologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), reconhecido nacionalmente por sua expertise em datação de carbonatos.
Termometria de clumped isotopes (Δ47)
Essa técnica inovadora estima a temperatura de diagênese e soterramento dos carbonatos, fornecendo informações cruciais para reconstruções paleoambientais de períodos pós-glaciais. As análises foram realizadas na Universidade de Washington (Seattle, EUA), referência mundial nesse tipo de investigação, dentro do quadro do doutorado sanduíche do pesquisador do SGB Paulo Dias e da pesquisadora Mariana Leite, doutoranda em geociências pela UFMG.
A integração dessas duas abordagens, em conjunto à petrografia detalhada utilizando técnicas como microscopia eletrônica de varredura, microssonda eletrônica, tingimento com alizarina, dentre outras, evidencia a capacidade da pesquisa geológica brasileira, fortalecida pela cooperação entre universidades e o SGB, de produzir ciência de alto nível e relevância internacional.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br