SGB apresenta Mapa de Favorabilidade para Ouro no Setor Oeste da Província Mineral do Tapajós

11/08/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Publicação indica áreas mais favoráveis para a exploração mineral



A Província Mineral do Tapajós dispõe de elevado potencial metalogenético, sendo uma das maiores e mais importantes províncias polimetálicas do território brasileiro. A partir dessa premissa, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), divulga o Mapa de Favorabilidade para Ouro: Lineamento Tocantinzinho – Setor Oeste, produto que é fruto de um trabalho de integração de dados geológicos e aerogeofísicos multifonte, utilizando como base conceitual a abordagem de Sistemas Minerais.
Essa abordagem é multiescalar e multitemporal e destaca os processos geológicos imprescindíveis à formação de um depósito mineral e sua subsequente preservação ao longo da história geológica.
A integração de dados foi feita com a técnica dirigida pelo conhecimento (knowledge-driven) Lógica Fuzzy, aplicada com o uso de funções que evidenciam processos geológicos chave para o sistema mineral e combinam mapas de evidência para produzir um mapa de favorabilidade. De acordo com o documento, cinco índices de favorabilidade foram definidos:
i) de 0 a 60% favoráveis, com chances muito baixas de se encontrar depósitos minerais;
ii) regiões com 60 a 75% de favorabilidade;
iii) regiões em que a favorabilidade vai de 75 a 85%;
iv) de 85 a 95% de favorabilidade;
v) acima de 95% de favorabilidade de se encontrar depósitos auríferos. No fluxograma abaixo estão indicadas as etapas de modelamento.
Neste estudo, o modelo de favorabilidade mineral teve sucesso na identificação de áreas conhecidas pela mineralização de Au, relacionadas a intrusões, e na identificação de novas áreas com elevado potencial.
As regiões indicadas como prospectivas mapearam satisfatoriamente os principais depósitos conhecidos. A validação do modelo destaca que cerca de 70% dos depósitos conhecidos estão contidos em apenas 15% de área pesquisada, nas áreas de favorabilidade mais altas, reduzindo substancialmente o raio de busca por novos depósitos.
O Mapa de Favorabilidade Mineral é resultado da avaliação de potencial mineral de uma região para determinada substância e aponta áreas mais favoráveis para a exploração mineral, a partir do processamento de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos, evidenciando as áreas com maior potencial para exploração de ouro e, assim, fomentando a pesquisa mineral na região pesquisada.
Acesse aqui o estudo completo.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22670

Outras Notícias

Centenário Museu de Ciências da Terra será revitalizado e ganhará novos espaços de exposição e pesquisa

Patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro fará parte do novo Centro Científico e Cultural da Urca, construído pelo Serviço Geológico do Brasil com financiamento da Petrobras

12/09/2025

SGB inicia elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Fortaleza (CE)

Pesquisadores apresentaram o projeto aos líderes comunitários nesta quinta-feira (11) e realizam a primeira etapa do mapeamento das áreas de risco até o dia 19

12/09/2025

Rio Negro segue em ritmo de descida e registra 25,79 m em Manaus (AM)

Serviço Geológico do Brasil divulgou, na terça-feira (9), o 36º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas

11/09/2025