SGB apresenta informe técnico com pontos geoturísticos do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
SGB apresenta informe técnico com pontos geoturísticos do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
Documento propõe roteiro geológico, turístico e educacional com base na relevância científica da região
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou um informe técnico que apresenta os principais pontos geoturísticos do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (GCCS). Elaborado no âmbito do Projeto Geodiversidade do SGB, o documento propõe um roteiro geológico, turístico e educacional que permite compreender a história geológica da região a partir de locais de relevância científica.
O informe reúne e descreve pontos selecionados pelo SGB com base em critérios de geodiversidade, representatividade geológica e potencial educativo. Os atrativos estão nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina, e em Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul.
O roteiro completo foi estruturado para ser realizado em, no mínimo, cinco dias, contemplando pontos-chaves das unidades geológicas presentes no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. A iniciativa do SGB contribui para promover o turismo sustentável e a educação ambiental como pilares para a proteção desse patrimônio.
O informe recomenda que a visitação aos pontos geoturísticos seja acompanhada por guias locais capacitados, aptos a interpretar os aspectos geológicos dos locais visitados. Para públicos com menor familiaridade em geociências, o acompanhamento técnico é considerado essencial, assim como a disponibilidade de infraestrutura adequada de interpretação, incluindo sinalização informativa em cada ponto.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br