Serviço Geológico do Brasil, Petrobras e ANP atuam para a criação do Complexo Científico e Cultural da Urca
Funcionalidades do Sistema
Serviço Geológico do Brasil, Petrobras e ANP atuam para a criação do Complexo Científico e Cultural da Urca
14/09/2022 às 00h00
| Atualizado em: 01/03/2024

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e a Petrobras firmaram um acordo de cooperação - aprovado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a criação de um conjunto laboratorial de isotopia e geocronologia; de uma litoteca do Pré Sal; bem como para a revitalização dos laboratórios do Museu de Ciências da Terra (MCTer), na sede do Serviço Geológico do Brasil, no bairro da Urca (RJ). O acordo também prevê a construção da litoteca de Caeté, em Minas Gerais, que conta com a parceria das empresas Vale, Erro Copper e Nexa.
De acordo com o chefe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CEDES), Noevaldo Teixeira, “as ações são uma uma antiga reivindicação da indústria de óleo e gás, que assim poderá ter acesso ao enorme acervo de amostras de todo o programa exploratório desenvolvido nas bacias sedimentares brasileiras”.
O Centro de Geociências Aplicadas (CGA), do Serviço Geológico do Brasil, é o setor responsável pelo acordo de cooperação com a Petrobras. Além deste, o CGA já firmou outros acordos para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), tanto em áreas de óleo e gás como de metais. Os projetos de P,D&I em desenvolvimento com o setor produtivo visam contribuir para novas descobertas no país.
Os acordos de cooperação seguem a Lei 11.196 de 21 que prevê dedução no imposto de renda das empresas que contribuem para o desenvolvimento de ciência e tecnologia. As iniciativas de P,D&I de ciência básica e aplicada realizadas pelo CGA estão vinculadas ao Programa Geologia, Mineração e Transformação Mineral, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.
Ações com universidades
Em 2021, com o interesse de integrar projetos e pesquisas, o Centro de Geociências Aplicadas firmou um acordo de cooperação científica com o Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). Dentre os principais objetivos das ações conjuntas, estão a partilha de equipamentos de isotopia e geocronologia dos laboratórios e o desenvolvimento de pesquisas em áreas das geociências, como água, sustentabilidade e energia.
Maria Alice dos Santos Serviço Geológico do Brasil - CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@cprm.gov.br