Serviço Geológico do Brasil participa da COP30 com presença em quatro zonas da conferência

06/11/2025 às 17h07
 | Atualizado em: 06/11/2025 às 17h29
Ouvir Notícia

Evento começa nesta segunda-feira (10) em Belém (PA) e terá a presença da diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, e de pesquisadores em diversos paineis

Belém (PA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), com presença confirmada em quatro espaços oficiais do evento: Blue Zone (Zona Azul), Green Zone (Zona Verde), AgriZone e Tech Zone. A instituição estará representada pela diretora-presidente Sabrina Góis e por pesquisadores, que participarão de painéis técnicos, apresentações e debates sobre temas essenciais à agenda climática global e à sustentabilidade da Amazônia.

“Participar da COP30 em quatro zonas evidencia o protagonismo da nossa instituição em temas estratégicos para o país e para o planeta. As palestras e painéis dos nossos pesquisadores serão oportunidades valiosas para mostrar como as geociências contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas, para a segurança hídrica e alimentar e para a transição energética justa. Todas as nossas ações estão diretamente alinhadas às diretrizes do governo federal”, afirmou Sabrina Góis.

A diretora-presidente participará das atividades na Blue Zone, área de acesso restrito a autoridades, negociadores e organismos internacionais. O espaço será palco das negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais, com plenárias, encontros multilaterais, eventos, escritórios para delegações e sala de reuniões. “Estaremos em um espaço privilegiado de diálogo e cooperação, onde são tomadas decisões que impactam diretamente o futuro climático global. A COP30 é um ambiente de construção coletiva, e o SGB chega com a responsabilidade e o compromisso de oferecer conhecimento técnico a serviço do país”, enfatiza Sabrina Góis.

Paineis e palestras

Na Green Zone, espaço aberto ao público, o SGB participa da programação do Pavilhão Pará. Pesquisadores da instituição apresentarão resultados de diversos projetos na área de geologia, recursos hídricos, prevenção de desastres e disseminação das geociências. A área reúne a sociedade civil, instituições públicas e privadas e líderes globais.

O SGB também fará uma ação especial com a exposição “Fomento ao Geoturismo Digital: experiências imersivas 360º para democratizar o conhecimento geocientífico na Amazônia”, que permitirá aos visitantes vivenciar de forma interativa o passeio virtual 360º do Fomento ao Geoturismo de Carajás. A iniciativa busca aproximar o público das riquezas geológicas da região e evidenciar como a tecnologia pode ser uma aliada na popularização e valorização das geociências na Amazônia.

Já na AgriZone, sediada na Embrapa, a instituição apresentará estudo relacionado à segurança alimentar. O espaço contará com mais de 400 atividades técnicas e será aberto ao público, mediante inscrição online ou no local.

Outro destaque será a participação do SGB na Tech Zone, espaço sediado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Integrando a programação oficial da COP30, a Tech Zone sediará debates sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação na construção de soluções sustentáveis para a Amazônia. A programação será aberta ao público mediante inscrição gratuita (saiba mais).

Como parte da programação oficial da COP30, o SGB realizará a Atividade Demonstrativa de Hidrologia: Medição de Vazão no Rio Guamá. Essa será uma oportunidade para apresentar ao público a importância dessa técnica para os estudos hidrológicos e para a gestão sustentável dos recursos hídricos na Amazônia. Os interessados devem se inscrever em formulário disponível aqui

 Confira a programação do SGB na COP30

Dia Horário Apresentação Local Painelista
10/11 9h20 Aplicação da Inteligência Artificial para a Compreensão das Águas Subterrâneas e seu Papel na Resiliência Climática
 
Pavilhão Pará - Sala Seringueira (Zona Verde) Clyvihk Camacho (SGB)
10/11 15h Hidrologia do Espaço: Um Programa de Cooperação Bilateral para o Monitoramento da Bacia Amazônica por Satélite Barco Iaraçu (Ancorado na UFPA) Daniel Moreira (SGB)
11/11 14h30 Hidrologia observada do espaço: Um programa de cooperação bilateral para o monitoramento da Bacia Amazônica por satélite
 
PCT-Guamá (Tech Zone) Leandro Guedes (SGB)
11/11 17h15 Lançamento do Atlas de Risco da Amazônia Hub da Amazônia (Zona Verde) Representantes SGB
11/11 17h Estimativas no Estado do Pará das Precipitações Máximas Prováveis (PMP) Utilizando Séries Históricas e simulação Estocástica PCT Guamá (Tech Zone) Catharina Campos (SGB)
 
12/11 11h20 Water from Space: Towards a Revolution in Water Resources Management
 
Embrapa-Belém (AgriZone) Daniel Moreira (SGB)
12/11 15h20 Segurança Hídrica e Alimentar em um Clima em Transformação Embrapa-Belém (AgriZone) Maria Antonieta Mourão (SGB)
12/11 16h40 Brasil como player global para segurança alimentar Embrapa-Belém (AgriZone) Ioná de Abreu Cunha (SGB),  Emanuela Reis Brod (SGB) e Éder Martins (Embrapa Cerrados)
Moderadora: Lúcia Travassos (SGB)
12/11 14h30 Fomento ao Geoturismo em Carajás: valorização da economia comunitária através de passeios 360 graus na Amazônia
 
PCT Guamá (Tech Zone) Almir Conceição (SGB)
12/11 13h Exposição Imersiva: Fomento ao Geoturismo Digital: experiências imersivas 360º para democratizar o conhecimento geocientífico na Amazônia PCT Guamá (Tech Zone)
 
Almir Conceição (SGB)
13/11 12h30 Pesquisa de Minerais Críticos e Estratégicos no Pará para a Transição Energética Global Pavilhão Pará - Sala Castanheira (Zona Verde) Lúcia Travassos (SGB)
13/11 9h30 Riscos Naturais e Resiliência Climática na Amazônia
 
Pavilhão Pará - Sala Seringueira (Zona Verde) Sheila Gatinho Teixeira (SGB), Cláudio Fabian Szlafstein (NAEA/UFPA) e TEN BM Leonardo Santos (Defesa Civil do Pará)
14/11 11h330 Educação Climática e Popularização das Geociências na Amazônia: Experiências do SGBeduca Pavilhão Pará - Sala Castanheira (Zona Verde) Fernanda Nascimento (SGB)
14/11 16h30 Curumim na Chuva: Monitoramento Participativo das Chuvas nas Escolas Públicas de uma Região na Amazônia Pavilhão Pará - Sala Seringueira (Zona Verde) Giselle Corrêa (SGB)
14/11 11h ODS 18 e Racismo Ambiental: A Contribuição das Geociências para a Igualdade ÉtnicoRacial no Brasil Pavilhão Pará - Sala Samaumeira (Zona Verde)
 
Vanessa Lobato (SGB)
20/11 9h30 Projeto Cartografia Hidrogeológica e Síntese Hidrogeológica do Mapa do estado do Pará
 
Pavilhão Pará - Sala Seringueira (Zona Verde) Fhábio Pinheiro (SGB)
11 a 21/11 8h30, 10h e 11h30 Atividade Demonstrativa de Hidrologia - Medição de vazão no Rio Guamá Av. Siqueira Mendes, 158/160, Cidade Velha  

 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil lança Atlas de Risco da Amazônia durante a COP30

Publicação, que reúne 13 anos de mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico, será apresentada na terça-feira (11), durante o Hub da Amazônia, na Zona Verde da Conferência

06/11/2025

SGB realiza atividade demonstrativa de hidrologia durante a COP30, em Belém

O objetivo é apresentar ao público como o SGB realiza o monitoramento hidrológico dos rios amazônicos

06/11/2025

SGB inicia operação especial de monitoramento dos rios do Espírito Santo

Baixo Guandu, Colatina e Linhares são atendidos pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce

06/11/2025