Serviço Geológico do Brasil participa da 21ª Semana Nacional de Museus em Porto Velho, em Rondônia

19/05/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Demonstração da Sandbox e oficina de réplicas de fósseis estão entre as atrações programadas.

Alunos visitam Museu e conferem as exposições do SGBEduca.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), através do Programa Institucional SGBeduca, em parceria com o Museu Internacional do Presépio, localizado em Porto Velho (RO), participa, nesta semana, da 21ª Semana Nacional de Museus, com exposição de minerais, rochas, oficinas de réplicas de fósseis, apresentação da exposição “A Geologia das Coisas” e palestras sobre geologia. O evento faz parte da celebração do Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.
“A contribuição do SGB é conduzida por meio do Programa SGBeduca, com o propósito de mostrar ao público os principais minerais e rochas que fazem parte do nosso cotidiano e do estado de Rondônia, destacando os kimberlitos, que são rochas que podem conter diamantes”, informou Maíza Ribeiro, assistente da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG) do SGB.
O público conta com uma programação variada, desenvolvida para cada dia, com a presença de alunos de escolas públicas e particulares, de diversas turmas do ensino fundamental e do ensino médio.
Para Patrícia Jacques, chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID) do SGB, “as atividades destinadas ao público infanto-juvenil são de fundamental importância na relação do tripé ciência, educação e cidadania, pois quanto maior o conhecimento das crianças e dos jovens sobre o nosso Planeta Terra, maior será a conscientização de que temos um só planeta e que precisamos ampliar as conversas sobre sustentabilidade”.
A programação conta com a demonstração da Sandbox, uma caixa de areia que proporciona interatividade aos visitantes, por meio de realidade aumentada, sendo possível criar modelos de topografia na areia e simular um mapa de cores de elevação, linhas de contorno topográficas e escoamento da água superficial.
Outra atividade é a oficina de réplicas de fósseis, em que são apresentadas réplicas icônicas da paleontologia, como a Trilobita, garra de Velociraptor, dente de Tyrannosaurus Rex e de Megalodon.
“O programa SGBeduca proporciona aos alunos atividades relacionadas ao conhecimento científico e artístico. Após apresentação e explanação sobre diversos fósseis – incluindo os da megafauna da Região Norte (garra de preguiça gigante e placas dérmicas do Purussaurus) – as crianças podem escolher duas réplicas de fósseis, que são pintadas por elas e levadas para casa. Assim, o assunto se estende para fora do ambiente escolar”, comentou Andrea Sander, coordenadora do Programa SGBeduca.
O professor Giovane Marine, geógrafo e mestre em geografia, destacou que os assuntos abordados na palestra são importantes para o ENEM e que foi possível mostrar, na prática, importantes temas da geologia, como rochas metamórficas dobradas.
O Museu Internacional do Presépio, inaugurado em agosto de 1998, é tombado pelo Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia e tem, em seu acervo, obras de vários estilos, tamanhos e origens. Possui obras de artistas de mais de 50 países e de quase todos os estados do Brasil. São mais de 1.000 presépios e obras de artes, com mais de 2.800 peças.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal Imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB destaca importância do Sistema de Alerta Hidrológico em audiência na Câmara dos Deputados

Plataforma foi apresentada durante sessão que debateu a retomada das atividades no Rio Grande do Sul e as enchentes de 2025

17/07/2025

Titânio: o tesouro escondido nos solos do Paraná

Descobertas promissoras na Serra Geral podem redefinir o cenário mineral brasileiro

16/07/2025

SGB apresenta pesquisas no V Congresso Brasileiro de Rochagem

Com proposta de sediar próxima edição, Serviço Geológico do Brasil reforça seu papel central no avanço dos agrominerais e da sustentabilidade agrícola

16/07/2025