Serviço Geológico do Brasil avançará em 2025 com ações para operar a Rede Hidrometeorológica Nacional

05/12/2024 às 18h28
Ouvir Notícia

Nesta semana, foi realizada reunião anual de planejamento com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para definir os trabalhos do próximo ano

Foto: Jonilton Lima Torres/ANA

Brasília (DF) – Em 2025, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) avançará com as ações para operar a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). O plano de trabalho foi definido durante reunião anual para planejamento, realizada entre 2 e 5 de dezembro, por representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Para 2025, o orçamento geral do projeto, considerando custeio e investimento, está estimado em cerca de R$ 42 milhões. A contrapartida do SGB está estimada em R$ 50 milhões.

“O SGB opera cerca de 3,5 mil estações hidrometeorológicas de interesse da União (80% do total), por meio das quais são gerados dados hidrometeorológicos; por exemplo, níveis dos rios e de precipitação, que são entregues sem custo à sociedade e que são imprescindíveis para gestão dos recursos hídricos”, destacou a chefe do Departamento de Hidrologia do SGB, Andrea Germano.

Plano de trabalho

Durante a reunião, o engenheiro Luiz Noronha, chefe da Divisão de Hidrologia Básica (DIHIBA), apresentou as premissas que nortearam os planejamentos físicos e orçamentários desse projeto. Os supervisores de Hidrologia das 12 unidades regionais do SGB apresentaram as atividades que serão realizadas em campo e em escritório, em todo o país. 

Está prevista a realização de 3.758 medições de descarga líquida, 1.044 medições de descarga sólida, 712 medições de qualidade de água em campo. Por meio dos observadores hidrológicos, devem ser gerados: 25,7 mil boletins pluviométricos (para medir as chuvas) e 14,2 mil boletins fluviométricos (que geram dados sobre os rios), além do processamento dos dados, análise preliminar, confecção de 350 curvas-chave e disponibilização de mais de 1,6 milhão de dados hidrometeorológicos à sociedade.

A equipe do SGB envolvida na operação da RHN é formada por 51 pesquisadores em geociências (engenheiros hidrólogos) e analistas, 220 técnicos em geociências (hidrotécnicos) e 67 terceirizados (alimentadores de dados e\ou auxiliares de campo).

 


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil começa operação especial para monitorar rios de Minas Gerais

Municípios mineiros são atendidos pelos Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias dos rios Doce, Velhas, São Francisco, Pomba e Muriaé

05/11/2025

Museu em Movimento: “Pescadoras de Ciência” mergulha no fundo do mar no Sábado da Ciência

A atividade desenvolvida pelo Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil propõe uma imersão sobre as riquezas geológicas do fundo do mar brasileiro

05/11/2025

Estudo do SGB contribui para fortalecer segurança na Chapada dos Guimarães

Análise geotécnica do SGB contribui para o equilíbrio entre turismo sustentável e proteção ambiental na Chapada dos Guimarães

04/11/2025