Municípios do Rio Grande do Sul e da Bahia recebem estudos que apoiam prevenção de desastres

19/12/2025 às 17h38
Ouvir Notícia

Entrega do Serviço Geológico do Brasil contempla os municípios de Canoas (RS) e Santa Bárbara (BA)

Município de Canoas (RS) (Foto: Divulgação/SGB)


 

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou, em novembro, as Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação dos municípios de Canoas (RS) e Santa Bárbara (BA). Esse é um documento estratégico que registra as áreas onde há maior ou menor possibilidade de ocorrência de processos como deslizamentos, erosões e inundações. Essas informações são essenciais para o planejamento territorial e expansão urbana segura.
A análise do SGB tem como base as características geológicas, geomorfológicas, hidrológicas e ambientais do município, além de considerar as ações humanas. A elaboração das Cartas de Suscetibilidade começou em 2012 e está prevista no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, do governo federal.

 

Canoas (RS)

No caso de Canoas, a pesquisadora Ana Claudia Viero explica que a cartografia identificou, na região nordeste do município, áreas com baixa suscetibilidade à inundação associadas às planícies de inundação de arroios tributários do Rio dos Sinos. 

Já as áreas de média e alta suscetibilidade à inundação estão na parte oeste do município, a sul e também com pequenas áreas a leste. “Essas ocorrências estão relacionadas tanto às planícies dos Rios dos Sinos e Gravataí, e de arroios tributários de ambos, como também com a planície flúviodeltáica do Rio Jacuí”, explica Ana Claudia Viero.

Em relação aos movimentos gravitacionais de massa, o estudo indica que todo o município tem baixa suscetibilidade. Segundo a pesquisadora, essa condição abrange planícies de inundação e áreas fluviodeltáicas, terrenos relevo em colinas, “onde as declividades e amplitudes altimétricas são baixas”, detalha.
 

Santa Bárbara (BA)
A Carta de Suscetibilidade de Santa Bárbara (BA) indica que, devido às características naturais do terreno, a suscetibilidade a movimento de massa é predominantemente de moderada a baixa. “Embora a alta suscetibilidade não seja desprezível, ocorre em áreas pontuais regidas pelo relevo local e/ou ocupação do solo”, completa o pesquisador João Souza.

Município de Santa Bárbara (BA) (Foto: Divulgação/SGB)


 

Em relação a inundações, os estudos indicam a necessidade de monitoramento em especial durante chuvas intensas que podem causar eventos críticos de inundação. Isso porque a drenagem local é formada por rios pequenos, cursos d' água intermitentes e as características hidrogeológicas do solo/rochas. “O fato de haver predomínio de rochas cristalinas e de aquíferos fissurais (com limitada retenção de água superficial) pode limitar a infiltração e aumentar o escoamento superficial, o que eleva o risco de enxurradas e eventos de inundação", afirma Souza.

O município de Santa Bárbara (BA) está no nordeste do estado da Bahia, pertencente a uma região denominada de “Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana”, 
Até o momento, 730 municípios já foram mapeados, cobrindo extensas áreas urbanas e rurais em diferentes contextos geológicos e socioambientais. Com base na estimativa populacional do IBGE para 2021, esse conjunto de mapeamentos potencialmente beneficia cerca de 114.573.698 habitantes, reforçando a relevância nacional desse produto do Serviço Geológico do Brasil na promoção da segurança e na redução de vulnerabilidades frente a desastres.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB e ANA debatem modernização, critérios técnicos e desafios regionais na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional

Reunião anual teve como objetivo foco alinhar o Plano de Trabalho e o orçamento de 2026

19/12/2025

Pesquisa do SGB identifica concentrações elevadas de fosfato, urânio e terras raras na Bacia do Parnaíba, no leste do Piauí

Os resultados são apresentados no Informe Técnico Ocorrências de Fosforitos Sedimentares na Formação Longá, Grupo Canindé, Borda Oriental da Bacia do Parnaíba

19/12/2025

Serviço Geológico do Brasil prevê elevação dos níveis dos rios em municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais

Dados são apresentados em boletim dos Sistemas de Alerta Hidrológico das Bacias dos rios Pomba e Muriaé

19/12/2025