Serviço Geológico do Brasil apresenta os mapas Geológico e de Recursos Minerais da Província Borborema

12/06/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Objetivo do mapeamento é estimular a pesquisa e desenvolver o setor mineral na região



O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta os mapas Geológico e de Recursos Minerais da Província Borborema, localizada no nordeste do Brasil e que representa uma das principais províncias estruturais do país. O Mapa Geológico mostra de uma forma integrada e atualizada as principais unidades litoestratigráficas da província, além dos principais pontos de recursos minerais e a localização de datações geocronológicas.
Já o Mapa de Recursos Minerais traz uma compilação com 1.071 pontos de interesse mineral, além da localização, informações sobre as substâncias, morfologia, classe genética, tamanho e status econômico dos principais depósitos minerais já descritos na região.
A iniciativa surgiu a partir do projeto Geologia e Potencial Mineral da Província Borborema, que conta com ações que abordam temas como geoquímica, geofísica, cartografia geológica e levantamento de recursos minerais. O mapeamento é resultado do trabalho realizado ao longo de cinco anos por pesquisadores de unidades do SGB de Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Teresina (PI).
O objetivo dos mapas é alavancar a pesquisa geológica e estimular o desenvolvimento do setor mineral na região. Por apresentar os dados de forma resumida e organizada, a ideia é disponibilizar uma base de pesquisa que oriente os atores na tomada de decisão na fase inicial de um projeto mineiro.
Segundo o pesquisador em geociências do SGB e coordenador do projeto, Frank Gurgel Santos, apesar da Província Borborema ter sido bastante estudada nas últimas décadas, através de vários trabalhos, algumas questões no conhecimento geológico permanecem em aberto. “Com isso, os mapas vêm de uma necessidade de preencher algumas lacunas na cartografia da região, além da demanda do setor mineral por um produto que pudesse dar uma visão global e integrada da geologia e dos recursos minerais da região”, destacou.
Outra questão abordada pelo coordenador diz respeito à importância do mapeamento pois, tanto o mapa como todos os artigos, cartas geoquímicas, mapas aerogeofísicos, mapas de favorabilidade mineral, entre outros produtos disponibilizados nesse projeto serão bastante utilizados, já que reúnem boa parte do conhecimento geológico da Província Borborema, com informações históricas e dados atuais, e também com dados inéditos.
“Esperamos que esses novos produtos desempenhem um papel importante no desenvolvimento do conhecimento geocientífico da Província Borborema, sendo utilizados por diversos agentes dos setores público e privado, por exemplo na avaliação regional das potencialidades minerais, no planejamento e gestão territorial e como material nas atividades de ensino e pesquisa geocientífica, na graduação e na pós-graduação”, ressaltou Frank.
O projeto Geologia e Potencial Mineral da Província Borborema teve início em 2019, e já foram entregues 17 trabalhos sobre a região. A previsão é que, entre 2023 e 2024, sejam disponibilizados cerca de 9 relatórios, que vão desde informes, artigos até cartas de geologia.
A importância da Província Borborema

A Província Borborema, no ambiente geológico, representa uma das quatro províncias estruturais do Escudo Atlântico Brasileiro (Borborema, São Francisco, Mantiqueira e Tocantins), as quais são parcialmente recobertas por províncias fanerozoicas (Parnaíba e Costeira). No contexto político e administrativo, ocupa uma grande porção do território brasileiro, numa área com cerca de 440.370km2, que engloba os seguintes estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, onde vivem aproximadamente 50 milhões de pessoas.
O conhecimento do solo tem relevância em diversos setores e, sendo a moradia de tantas vidas, o mapeamento geológico e de recursos minerais de uma área tão expressiva do país se torna imprescindível para um desenvolvimento sustentável numa sociedade com demanda crescente por recursos naturais.
+ O Mapa Geológico está disponível aqui.
+ Veja aqui o Mapa de Recursos Minerais.
Para saber mais informações sobre outros produtos da Província Borborema, acesse o site do Serviço Geológico do Brasil.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Aviso de Pauta – SGB divulga 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas de 2025

Serão divulgadas as previsões dos níveis dos rios Negro, Solimões e Amazonas para o restante do período de cheia, com destaque para os municípios monitorados

14/05/2025

Aviso de Pauta — SGB participa da Agrotins 2025 e reforça presença estratégica no Tocantins

Evento reúne empresas, pesquisadores, autoridades e população para debater inovação, sustentabilidade e oportunidades no agronegócio e na mineração

12/05/2025

SBG e Ministério da Saúde firmam parceria para estudos de prospecção de água subterrânea em aldeias indígenas de Rondônia

O objetivo é identificar áreas favoráveis à prospecção de água subterrânea. Dessa forma, encontrar fontes de água capazes de atender às necessidades da população indígena do estado de Rondônia

12/05/2025