Rio Negro sobe 12 cm por dia em Manaus (AM)   

10/12/2024 às 20h16
 | Atualizado em: 11/12/2024 às 13h36
Ouvir Notícia

Cota chegou à marca de 15,22 m, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil

Foto: SGB/Divulgação

Manaus (AM) – O Rio Negro mantém o ritmo de recuperação em Manaus (AM), com subidas de 12 cm por dia. Nesta terça-feira (10), a cota chegou a 15,22 m, de acordo com o 51º Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB). 

A marca ainda está abaixo da faixa de normalidade para o período, mas já sinaliza uma resposta do rio às chuvas, explica a pesquisadora Jussara Cury, superintendente Regional de Manaus: “A regularidade das chuvas na região de cabeceira, nos últimos dias, está contribuindo para o processo de enchente dos rios da bacia, que registram subidas diárias maiores”.

Caso as elevações continuem, a previsão é que o rio chegue aos 16 m até a próxima semana e saia do intervalo das cotas mínimas para o período. Essa marca foi definida como crítica, considerando a cota mínima de segurança definida pelas autoridades locais para a Praia de Ponta Negra. As projeção do SGB mostram o tempo necessário para recuperação dos níveis, com base no comportamento do rio nos anos mais críticos da história.

Cenário similar é observado no Rio Solimões. Na estação de Tabatinga (AM), foram registradas elevações de 15 cm por dia. Em Itapéua (AM), a cota sobe, em média, 18 cm diariamente e, em Manacapuru (AM), a elevação é de 15 cm.

O Rio Madeira já registra subidas de 23 cm por dia em Porto Velho (RO) e de 10 cm em Humaitá (AM). Nessa bacia, os níveis voltaram para a faixa da normalidade para a época. 

Os dados atualizados sobre os rios da Bacia do Rio Amazonas podem ser conferidos aqui.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil enfatiza potencial mineral brasileiro no Seminário de Estudos em Pegmatitos do Seridó

Durante o evento, o diretor-presidente interino do SGB, Valdir Silveira, ministrou palestra magna

05/12/2025

Sistema de Monitoramento do Aquífero Guarani avança com parceria entre SGB e o MMA

Webinário, realizado na segunda-feira (1º), apresentou resultados da cooperação e enfatizou a importância da experiência do Serviço Geológico do Brasil para consolidação do projeto

05/12/2025

Serviços geológicos do Brasil e Suriname fortalecem parceria técnica 

Entre os dias 26 e 28 de novembro, pesquisadores da instituição participaram de atividades sobre projetos de mapeamento geológico

05/12/2025