Reunião entre Serviço Geológico do Brasil e Embaixada de Camarões segue unindo esforços para futura parceria

27/02/2024 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
A perspectiva de cooperação inclui a construção de parcerias no setor de exploração e transformação legal, bem como o reforço da capacitação e troca de experiências

Participantes durante reunião online entre SGB e Embaixada de Camarões

Nesta segunda-feira (26), foi realizada reunião entre representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) com o ministro-conselheiro Paulin Martial Tchenzette, da Embaixada de Camarões no Brasil, e o diretor-geral da Companhia Nacional das Minas (Sonamines), empresa pública de Camarões, Serge Hervé Boyogueno.
O encontro foi conduzido por Rafael Duarte, assessor de Assuntos Internacionais do SGB, marcando um avanço nas discussões para a exploração de novas oportunidades de cooperação internacional entre Brasil e Camarões.
Essa reunião segue os esforços iniciados em 18 de janeiro, quando foram apresentados projetos desenvolvidos pelo SGB, com destaque para as pesquisas voltadas à exploração de ouro.
De acordo com Rafael, a reunião foi um segundo passo no processo de aproximação com o governo de Camarões, tendo sido considerada muito produtiva, já que foi possível entender o perfil da Sonamines e definir as ações seguintes para a missão que virá ao Brasil em maio. “O mais importante agora é entender, a partir do detalhamento da demanda do lado de Camarões, o que precisamos organizar da parte do SGB, e em conjunto com outras instituições do setor no Brasil, para termos os melhores resultados”, ressaltou.
A Sonamines, criada em 2020, tem como missão principal desenvolver e promover os interesses minerais do país, apoiando a criação de uma política mineral geral. Sua atuação abrange o reconhecimento, a pesquisa, a exploração e o acompanhamento de contratos no setor mineiro. A perspectiva de cooperação inclui a construção de parcerias no setor de exploração e transformação legal, bem como o reforço da capacitação e troca de experiências.
Outro aspecto discutido foi a similaridade entre os perfis geológicos e geoquímicos do Brasil e de Camarões, mencionada pelo Roberto Xavier da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB). Essa questão abre caminhos para um interesse mútuo no desenvolvimento de cooperações técnicas, com foco particular na mineração de ouro em pequena e média escala.
Além disso, os representantes institucionais brasileiros presentes espelharam as áreas de atuação da Sonamines, desde a formulação de políticas minerais, passando pela pesquisa em geociências até as de regulação e mineração propriamente ditas.
Para o SGB a importância do intercâmbio de conhecimento e tecnologias com outros países é uma maneira de fortalecer suas capacidades técnico-científicas e otimizar as atividades desenvolvidas, trazendo benefícios para o Brasil e sua população.
Essa iniciativa contou também com a participação de Carlos Pacha e Marina Scalon, do Ministério de Minas e Energia (MME); Roberto Xavier e Augusto Pires, da ADIMB; Eduardo Siebra, da Divisão de Energia e Mineração do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e representantes do SGB, incluindo Maurício Pavan, Déborah Mendes e Angélica Barreto.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025