Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil impulsionam a descoberta de minérios de urânio

09/12/2024 às 20h22
Ouvir Notícia

Projeto Urânio Brasil foi apresentado, na quinta-feira (5), pelo diretor Valdir Silveira durante seminário na OAB-DF

Foto: OAB/DF/Divulgação

Brasília (DF) – Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) foram apresentadas durante o Seminário Mineração de Urânio: Perspectivas de Mercado e Regulação, promovido pela  Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), na quinta-feira (5). Durante o evento, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, destacou a importância do projeto Urânio Brasil para identificar áreas com potencial mineral.

“Em 2020, iniciamos esse importante projeto após mais de 40 anos sem pesquisas sobre urânio no país. As atividades começaram com a reorganização de banco de dados de informações do minério e compilação de cerca de 300 ocorrências históricas de urânio”, explicou. Silveira destacou também a publicação dos Mapas de Favorabilidade para Urânio em escala continental (Brasil) e na escala de Província (Lagoa Real), além de estudos nas áreas potenciais.

O Brasil possui a 7ª maior reserva mundial, segundo dados de 2022 da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Atualmente o país possui uma mina em operação em Caetité (BA), com capacidade de produzir 400 t de U3O8/ano. Os principais depósitos estão distribuídos em diferentes áreas do Brasil (Ceará, Bahia, Pará) e que representam diferentes sistemas minerais.

O encontro foi realizado pela Comissão de Direito Minerário, com o objetivo de debater os  desafios e oportunidades do setor de mineração. Participaram representantes do governo, empresas, especialistas, parlamentares e profissionais do direito.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Uma aventura nas alturas: conheça curiosidades e desafios do Pico da Neblina

Geólogo do SGB Gilmar Honorato compartilhou histórias e momentos marcantes da expedição

17/01/2025

Município de São Francisco supera cota de inundação ao atingir 811 cm na manhã desta sexta

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o Rio São Francisco também superou a cota de inundação em Pedras de Maria da Cruz. São Romão e Carinhanha seguem em cota de alerta

17/01/2025

Estudo Geoeconômico do Ceará destaca oportunidades no setor mineral

Informações servem tanto para a formulação de políticas públicas quanto para orientar investimentos privados

17/01/2025