Pesquisadores contribuem com debates do grupo de trabalho de transição energética do G20
Pesquisadores contribuem com debates do grupo de trabalho de transição energética do G20
Reunião do GT, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, foi realizado entre 27 e 29 de maio, em Belo Horizonte
Foto: SGB/Divulgação
Belo Horizonte (MG) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem contribuído ativamente, com ações e debates, para a construção de uma nova matriz energética, baseada em fontes menos poluentes. Nesta semana (entre 27 e 29/5), pesquisadores da empresa participaram da 3ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas do G20, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. O evento foi realizado em Belo Horizonte (MG) e contou com a participação de representantes das maiores economias mundiais e países convidados.
Representaram o SGB na reunião os pesquisadores: Joana Magalhães, supervisora da Gerência de Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belo Horizonte; e Eduardo Marques, coordenador-executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais. Ao longo de três dias, foram realizadas palestras, workshops, mesas-redondas e discussões de políticas relacionadas à transição energética voltadas para matrizes livres de carbono, limpas e sustentáveis.
Entre os assuntos em debate, estiveram a segurança energética, o acesso universal à energia, a inovações em biocombustíveis, a mobilização de recursos financeiros para países em desenvolvimento e os impactos sociais. A supervisora Joana Magalhães ressalta que foi um momento oportuno para a troca de conhecimentos e melhores práticas, visando fortalecer a cooperação para lidar com desafios energéticos.
“Nesse processo, a participação do SGB foi fundamental, considerando que executamos diversos projetos de minerais estratégicos de abrangência nacional, fundamentais em um panorama de transição energética. A convergência do SGB com as propostas do GT e a interação com seus protagonistas eleva para outros patamares as atividades e relevância da empresa”, reforçou a pesquisadora.
Foto: SGB/Divulgação
A reunião do GT de transição energética faz parte da agenda de compromissos marcados, ao longo de 2024, pela presidência do Brasil no G20 – grupo que reúne as principais economias globais. A cúpula de líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países-membros, além da União Africana e da União Europeia.
Protagonista da transição energética
O Brasil já é um importante player global da transição energética, principalmente devido às potencialidades minerais que são evidenciadas em estudos do SGB. Na América Latina, o país é o líder em investimentos na transição energética e ocupa a 6ª posição mundial, atrás apenas de China, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França.
Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:
>>Recursos de gipsita e calcário serão leiloados pelo Serviço Geológico do Brasil
>>Bahia: aproximadamente 245 milhões de toneladas de recursos de diamantes serão leiloados
>>Leilão de áreas com ouro tem potencial de investimentos de R$ 20 milhões para pesquisas
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Acordo entre SGB e UFPel fortalece proposta para criação do Geoparque Paisagem das Águas, no Rio Grande do Sul
Serão realizados estudos para ampliar o conhecimento sobre o território, fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a candidatura do território à chancela de Geoparque Mundial da Unesco.