Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) ganha passeio virtual na plataforma interativa Geo 360º BR

02/01/2025 às 14h35
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil disponibilizou conteúdos exclusivos sobre os atrativos geoturísticos da região, como rios, cachoeiras, cavernas, cânions, além de sítios paleontológicos e arqueológicos

Foto: Flavio Veloso

Brasília (DF) – Você sabia que, com apenas alguns cliques, é possível conhecer os atrativos geoturísticos e saber mais sobre as formações geológicas do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais? O passeio virtual pelo parque já está disponível na plataforma interativa Geo 360º BR, do Serviço Geológico do Brasil (SGB). 

O Parque Nacional da Serra do Cipó fica na região central de Minas Gerais, abrangendo parte dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. Além de atrair pesquisadores, a região já é um destino popular para turistas que buscam belas paisagens, vias de escalada, cachoeiras, pinturas rupestres e uma flora diversificada.

No site é possível ver fotografias e imagens 360º , com curiosidades sobre a rica geodiversidade da da região, com variedade de paisagens, formações rochosas, estruturas geológicas e sítios espeleológicos (cavernas) e paleontológicos. A Serra do Cipó também abriga sítios arqueológicos que preservam a memória da presença humana naquela área, que data de 10 mil anos.

“Os turistas terão a chance de observar elementos da gediversidade, que revelam parte  da história da formação da paisagem local. Eles poderão ver diferentes tipos de rochas, como diamictitos, mármores, quartzitos, entre outras, além de estruturas geológicas fascinantes, como marcas de ondas, estratificação cruzada, dobras e muito mais”, explica a pesquisadora do SGB Natália Lopes.  Ela acrescenta: “Esses elementos ajudarão a compreender a dinâmica geológica da região e o seu desenvolvimento ao longo do tempo, em uma linguagem acessível a todos”.

Atrativos geoturísticos na plataforma

Entre os atrativos disponíveis na plataforma, estão o Mirante da Serra do Cipó, a Cachoeira Grande, a Cachoeira das Andorinhas e o Cânion das Bandeiras. “O passeio virtual permitirá que os turistas explorem remotamente os pontos de interesse e acessem informações detalhadas sobre os elementos da geodiversidade presentes em cada local”, destaca a pesquisadora.

Em breve, estará disponível também o relatório técnico completo do Parque Nacional da Serra do Cipó e um livro digital que permite o aprofundamento na história geológica e na formação da paisagem, de forma acessível. Natália Lopes destaca que, dessa forma, o SGB atende diferentes públicos, tanto turistas quanto pesquisadores. 

Estímulo ao geoturismo

Além do Parque Nacional da Serra do Cipó, a plataforma Geo 360º BR também oferece passeios virtuais pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais; Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí; e pelo Seridó Geoparque Mundial da Unesco, no Rio Grande do Norte. 

A iniciativa é parte do Programa Fomento ao Geoturismo, que é uma forma de turismo baseada na geodiversidade, ou seja, na geologia, geomorfologia, entre outros aspectos da região. O objetivo do SGB é disseminar o conhecimento geocientífico para toda a sociedade e promover um turismo mais educativo e consciente, além de impulsionar o desenvolvimento regional. 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025