Parceria estratégica impulsiona estudo geoeconômico no Tocantins

06/02/2025 às 19h30
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil, Companhia de Mineração do Tocantins e Agência Nacional de Mineração desenvolvem projeto para identificar vocações minerais e fortalecer a indústria de transformação

Divulgação/Mineratins

Palmas (TO) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) firmou uma parceria estratégica com a Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) para desenvolver o Projeto Estudo Geoeconômico do Tocantins (EGE). O objetivo é integrar informações geocientíficas e geoeconômicas para traçar um diagnóstico das potencialidades minerais do estado, indicando oportunidades de investimento e desafios a serem superados. A reunião que marcou o início da iniciativa foi realizada na última terça-feira (4), em Palmas (TO).

Segundo o chefe do Núcleo de Apoio do SGB em Palmas, Marcelo Ferreira, o projeto fornecerá uma visão abrangente sobre as vocações e o potencial mineral do Tocantins. Dessa forma, servirá como uma importante ferramenta para investidores, sociedade civil e gestores públicos: “O estudo permitirá identificar as oportunidades e os entraves para o desenvolvimento mineral, orientando o planejamento estratégico e a gestão dos recursos do estado”, destacou.

A iniciativa concentra esforços na pesquisa, análise e sistematização de dados relativos à descoberta e aproveitamento de depósitos minerais, cobrindo toda a cadeia produtiva, desde a pesquisa ao beneficiamento e à transformação mineral.

Entre os resultados esperados, está a criação de elementos informativos para embasar o planejamento de novos programas e projetos de descoberta e aproveitamento de depósitos minerais. Os dados gerados poderão ajudar na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões estratégicas por parte do setor privado.

A parceria reforça o compromisso das instituições envolvidas com o fortalecimento do setor mineral e o desenvolvimento econômico do Tocantins, promovendo a geração de conhecimento e o uso sustentável dos recursos minerais.

Reunião de alinhamento

Também estiveram no encontro a presidente da Mineratins, Lina Ester; as geólogas Sarah Macedo e Gabriela Soares, da Mineratins; e o gerente regional da ANM, Gean Frank. Participaram de forma virtual Maísa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB (DEREM); Ruben Sardou, chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE); e Gustavo Filho, coordenador técnico da DIEMGE.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025