Os níveis dos rios em Roraima seguem elevados, mas é aguardada uma redução das chuvas para os próximos dias

25/07/2025 às 17h55
 | Atualizado em: 25/07/2025 às 18h01
Ouvir Notícia

 

O SGB mantém o alerta para a Bacia do Rio Branco, emitindo boletins de monitoramento diariamente. Os níveis do rio Branco em Boa Vista e Caracaraí já superaram as cotas de alerta e inundação, respectivamente
 

Foto: SGB/Divulgação

Boa Vista (RR) - Os rios da bacia hidrográfica do Rio Branco seguem apresentando níveis elevados nesta quinta-feira (24), conforme indica o 13º Boletim Extraordinário de Alerta Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Em Boa Vista (RR), o nível do rio Branco atingiu 816 centímetros às 8h, ultrapassando a cota de Alerta para o local (800 cm). Em Caracaraí, o nível registrado foi de 939 cm, acima da cota de inundação (900 cm).

Apesar da elevação expressiva dos níveis nas últimas semanas, os modelos hidrológicos, inclusive os baseados em inteligência artificial, indicam ainda uma pequena subida dos níveis nos próximos dias, seguida de uma tendência de estabilização e possível queda gradual dos níveis, em função da possível redução apontada nas previsões de chuvas para a região.

“Pelo boletim SACE atingimos as cotas de Alerta e Inundação, porém, há uma tendência de queda nos próximos dias”, afirmou Jean Flavio, chefe do Núcleo de Apoio de Roraima (NARO), da Superintendência Regional do SGB em Manaus (SUREG-MA).

Segundo o boletim, Boa Vista registrou um aumento do nível em 105 cm nos últimos sete dias, enquanto Caracaraí teve uma elevação de 69 cm no mesmo período. A precipitação acumulada já representa 124,1% da média histórica mensal, caracterizando um mês de julho atipicamente chuvoso para a região.

As previsões para os próximos dias, no entanto, apontam para volumes de chuva dentro ou até abaixo da média climatológica. A expectativa é de aproximadamente 61 mm nos próximos sete dias, com 88,6 mm no acumulado dos próximos 15 dias.

O SGB segue monitorando a situação de forma contínua e orienta autoridades locais e comunidades ribeirinhas a manterem atenção especial às áreas vulneráveis. A população pode acessar mapas, boletins e informações atualizadas no portal e no aplicativo Prevenção SGB, disponível gratuitamente.

Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Brasil ganha nova versão do Mapa Geológico

Atualização cartográfica representa um avanço importante para a compreensão da geologia brasileira

24/07/2025

Serviço Geológico do Brasil e Marinha realizam mapeamento para assegurar monitoramento hidrológico em Itacoatiara (AM)

Trabalho técnico permite preservar a série histórica de dados da estação e subsidiar ações preventivas na Região Amazônica

24/07/2025

Serviço Geológico do Brasil inicia pesquisas sobre terras raras e outros minerais estratégicos no oeste de Minas Gerais

Estudos serão realizados nos complexos alcalino-carbonatíticos de Serra Negra, Salitre I, II e III, Araxá e Tapira, bem como no Grupo Mata da Corda

23/07/2025