Brasil ganha nova versão do Mapa Geológico

24/07/2025 às 19h16
 | Atualizado em: 25/07/2025 às 18h00
Ouvir Notícia

 

Atualização cartográfica representa um avanço importante para a compreensão da geologia brasileira
 

SGB/Divulgação


Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou, nesta quinta-feira (24), a nova versão do Mapa Geológico do Brasil na escala 1:5.000.000. A publicação apresenta  dados mais recentes, novas interpretações e os avanços científicos, contribuindo para ampliar a compreensão sobre a formação geológica brasileira. 

“A atualização do Mapa Geológico, após 21 anos, é um marco para o conhecimento geocientífico do país. Com décadas de pesquisa e novas tecnologias, construímos uma visão integrada da nossa geologia. Essa base fortalece decisões em mineração, meio ambiente, infraestrutura e ciência. Mais que um recurso técnico, é um instrumento estratégico para o desenvolvimento do Brasil”, destacou o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira.

No mapa, são indicadas as unidades estratigráficas do território nacional, acompanhadas de um encarte técnico com as principais províncias geológicas do país. Além disso, o mapa classifica as regiões conforme o período e a era geológica em que se formaram, oferecendo uma visão completa da evolução geológica do Brasil ao longo de bilhões de anos.

O pesquisador em geociências Vladimir Medeiros, que atuou na elaboração do mapa, reforça que o trabalho está alinhado à missão do SGB: “Gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil”.

O mapa está disponível em diferentes escalas e formatos — incluindo 1:2.500.000 (formato SHP) e 1:5.000.000 (PDF e JPEG), estruturado em Sistema de Informações Geográficas (SIG), além de um texto explicativo em PDF. A entrega faz parte da Ação Geologia para Mineração e Desenvolvimento Sustentável do Programa Mineração Segura e Sustentável, realizadapelo SGB.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Os níveis dos rios em Roraima seguem elevados, mas é aguardada uma redução das chuvas para os próximos dias

O SGB mantém o alerta para a Bacia do Rio Branco, emitindo boletins de monitoramento diariamente. Os níveis do rio Branco em Boa Vista e Caracaraí já superaram as cotas de alerta e inundação, respectivamente

25/07/2025

Serviço Geológico do Brasil e Marinha realizam mapeamento para assegurar monitoramento hidrológico em Itacoatiara (AM)

Trabalho técnico permite preservar a série histórica de dados da estação e subsidiar ações preventivas na Região Amazônica

24/07/2025

Serviço Geológico do Brasil inicia pesquisas sobre terras raras e outros minerais estratégicos no oeste de Minas Gerais

Estudos serão realizados nos complexos alcalino-carbonatíticos de Serra Negra, Salitre I, II e III, Araxá e Tapira, bem como no Grupo Mata da Corda

23/07/2025