Novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu (BA) impulsiona desenvolvimento regional

14/11/2024 às 20h40
 | Atualizado em: 14/11/2024 às 20h43
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil inaugurou, nesta quinta-feira (14), a nova sede do CIEG

Foto: Gustavo Serrate/SGB

Morro do Chapéu (BA) – As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA) irão fortalecer as pesquisas em geociências, especialmente nas áreas de mapeamento geológico e recursos minerais. Com a nova estrutura, inaugurada nesta quinta-feira (14), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) ampliará a capacidade para atender pesquisadores, universidades e instituições de pesquisa em uma região que é rica em geodiversidade.

O CIEG de Morro do Chapéu iniciou as atividades em março de 1987, em um terreno alugado no município, que está na região da Chapada Diamantina, a 393 km de Salvador (BA). Agora, passa a estar localizado em sede própria do SGB. Representando no evento o diretor presidente do SGB, Inácio Melo, o assessor Gledson da Silva Brito destacou: “O espaço que já é uma referência quando se trata de estudos e formações na área de geociências ganhará mais um impulso. Esperamos receber cada vez mais pesquisadores e estudantes para treinamentos”. 

A região do Morro do Chapéu tem sido procurada para capacitações e treinamentos devido à sua complexidade geológica, que permite estudos aprofundados sobre diferentes épocas do planeta, em um único local. Há formações de bacias sedimentares com idades entre 1,4 bilhão e 580 milhões de anos.

De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, a inauguração é um marco para a instituição: “O CIEG é uma instalação estratégica para o SGB, desempenhando um papel fundamental na formação e capacitação de estudantes de geologia e de geólogos do próprio SGB”. Silveira complementou: “O CIEG proporciona um ambiente natural, com formações geológicas únicas; algo essencial para um aprendizado profundo e aplicado”.

Foto: Gustavo Serrate/SGB


Apoio a formações técnicas

Ao longo dos anos o CIEG tem apoiado tecnicamente a realização de eventos e formações do próprio SGB e de outras instituições, com destaque para as universidades, inclusive do exterior. Assim, o SGB ampliou a visibilidade, fortalecendo laços institucionais e reforçando a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico. A atuação é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBGeo). Entre 1988 e 2017, foram realizados mais de 354 eventos no local.

Foto: Gustavo Serrate/SGB

Para o superintendente regional de Salvador, Erison Lima, o novo CIEG possibilitará ampliar o leque de oportunidades e estudos na região para além dos terrenos sedimentares. “Poderá abranger atividades de  pesquisa e desenvolvimento, seja no campo da pesquisa mineral, seja no campo do desenvolvimento regional, tendo em vista que a região de Morro do Chapéu é propícia para treinamento em sistemas deposicionais de rochas siliciclásticas e carbonáticas, estratigrafia de sequências, geologia estrutural, hidrogeologia, geomorfologia, pedologia e formações superficiais”.

Homenagens  

Durante a cerimônia de inauguração da nova sede do CIEG, também receberam homenagens pelo trabalho realizado o ex-diretor presidente do SGB Manuel Barreto, e ex-colaboradores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais Reginaldo Santos e Antônio Dourado.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Boletins do SGB indicam melhora nas condições hidrológicas da Bacia do rio Mundaú (AL)

Sistema de Alerta Hidrológico mostra tendência de estabilização nos níveis dos rios em União dos Palmares e Murici

18/06/2025

“O SGB é extremamente importante para as geociências desse país”, destaca Valdir Silveira em audiência pública no Senado

Especialistas discutem desafios e estratégias para o fortalecimento da mineração no Brasil

17/06/2025

Serviço Geológico do Brasil contribui para discussão do Plano Estadual de Fertilizantes do Amazonas

Evento debateu diretrizes para fortalecer a produção de insumos agrícolas no estado

16/06/2025