Novo Centro Integrado de Estudos Geológicos em Morro do Chapéu (BA) impulsiona desenvolvimento regional

14/11/2024 às 20h40
 | Atualizado em: 14/11/2024 às 20h43
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil inaugurou, nesta quinta-feira (14), a nova sede do CIEG

Foto: Gustavo Serrate/SGB

Morro do Chapéu (BA) – As novas instalações do Centro Integrado de Estudos Geológicos de Morro do Chapéu (BA) irão fortalecer as pesquisas em geociências, especialmente nas áreas de mapeamento geológico e recursos minerais. Com a nova estrutura, inaugurada nesta quinta-feira (14), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) ampliará a capacidade para atender pesquisadores, universidades e instituições de pesquisa em uma região que é rica em geodiversidade.

O CIEG de Morro do Chapéu iniciou as atividades em março de 1987, em um terreno alugado no município, que está na região da Chapada Diamantina, a 393 km de Salvador (BA). Agora, passa a estar localizado em sede própria do SGB. Representando no evento o diretor presidente do SGB, Inácio Melo, o assessor Gledson da Silva Brito destacou: “O espaço que já é uma referência quando se trata de estudos e formações na área de geociências ganhará mais um impulso. Esperamos receber cada vez mais pesquisadores e estudantes para treinamentos”. 

A região do Morro do Chapéu tem sido procurada para capacitações e treinamentos devido à sua complexidade geológica, que permite estudos aprofundados sobre diferentes épocas do planeta, em um único local. Há formações de bacias sedimentares com idades entre 1,4 bilhão e 580 milhões de anos.

De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, a inauguração é um marco para a instituição: “O CIEG é uma instalação estratégica para o SGB, desempenhando um papel fundamental na formação e capacitação de estudantes de geologia e de geólogos do próprio SGB”. Silveira complementou: “O CIEG proporciona um ambiente natural, com formações geológicas únicas; algo essencial para um aprendizado profundo e aplicado”.

Foto: Gustavo Serrate/SGB


Apoio a formações técnicas

Ao longo dos anos o CIEG tem apoiado tecnicamente a realização de eventos e formações do próprio SGB e de outras instituições, com destaque para as universidades, inclusive do exterior. Assim, o SGB ampliou a visibilidade, fortalecendo laços institucionais e reforçando a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico. A atuação é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBGeo). Entre 1988 e 2017, foram realizados mais de 354 eventos no local.

Foto: Gustavo Serrate/SGB

Para o superintendente regional de Salvador, Erison Lima, o novo CIEG possibilitará ampliar o leque de oportunidades e estudos na região para além dos terrenos sedimentares. “Poderá abranger atividades de  pesquisa e desenvolvimento, seja no campo da pesquisa mineral, seja no campo do desenvolvimento regional, tendo em vista que a região de Morro do Chapéu é propícia para treinamento em sistemas deposicionais de rochas siliciclásticas e carbonáticas, estratigrafia de sequências, geologia estrutural, hidrogeologia, geomorfologia, pedologia e formações superficiais”.

Homenagens  

Durante a cerimônia de inauguração da nova sede do CIEG, também receberam homenagens pelo trabalho realizado o ex-diretor presidente do SGB Manuel Barreto, e ex-colaboradores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais Reginaldo Santos e Antônio Dourado.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Negro sobe 12 cm por dia em Manaus (AM)   

Cota chegou à marca de 15,22 m, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil

10/12/2024

Assinatura de acordo coletivo de trabalho representa avanço no diálogo e na cooperação entre bancadas patronal e laboral

Assinatura de acordo coletivo de trabalho representa avanço no diálogo e na cooperação entre bancadas patronal e laboral

10/12/2024

Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil impulsionam a descoberta de minérios de urânio

Projeto Urânio Brasil foi apresentado, na quinta-feira (5), pelo diretor Valdir Silveira durante seminário na OAB-DF

09/12/2024