Novo aplicativo desenvolvido por pesquisadores do SGB permite melhor visualização espacial de dados geoquímicos
Novo aplicativo desenvolvido por pesquisadores do SGB permite melhor visualização espacial de dados geoquímicos
O VisualEasier foi apresentado em artigo publicado no Journal of Geological Survey of Brazil
Brasília (DF) – Um novo aplicativo, que permite a visualização espacial de dados geoquímicos, foi criado pelo estagiário do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e estudante da Universidade de Brasília (UnB) Lucas Mesquita, sob a supervisão dos pesquisadores do SGB Guilherme Ferreira e Joseneusa Rodrigues. As informações estão publicadas no artigo VisualEasier - An enhanced visualization tool for mineral chemistry data analysis, publicado no Journal of Geological Survey of Brazil, a revista científica do SGB. O aplicativo foi desenvolvido para suportar conjuntos de dados de diferentes técnicas analíticas, como SEM-EDS, Microssonda Eletrônica, Micro-XRF e LA-ICP-MS.
Com uso de um algorítimo específico, o aplicativo permite a segmentação e agrupamento dos dados de acordo com as definições estabelecidas pelo usuário. As possibilidades de saída incluem boxplots e tabelas com diferentes alternativas de representação, o que facilita a interpretação da distribuição espacial dos dados. Isto é particularmente importante em estudos exploratórios, uma vez que facilita a identificação de domínios distintos, possivelmente relacionados com zonas de alteração ou padrões deposicionais, por exemplo.
A combinação de recursos interativos, compatibilidade com múltiplas fontes de dados e saídas personalizáveis fazem do VisualEasier uma ferramenta versátil principalmente para geólogos e mineralogistas, que buscam melhorar a visualização e interpretação de seus dados.
Paulo Leite
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br