Nível do rio São Francisco passa da cota de alerta em vários municípios da Bahia e de Minas Gerais
Nível do rio São Francisco passa da cota de alerta em vários municípios da Bahia e de Minas Gerais
Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio São Francisco, publicado nesta quarta-feira (28), indica tendência de subida dos níveis dos rios
Belo Horizonte (MG) – O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o nível do rio São Francisco está acima da cota de alerta e em processo de subida nos municípios de Pedras de Maria da Cruz (MG), Manga (MG), Carinhanha (BA) e Bom Jesus da Lapa (BA). Os dados constam em boletim de alerta hidrológico, divulgado nesta quarta-feira (28), às 10 horas.
De acordo com as informações, em Pedras de Maria da Cruz (MG), o nível atual do rio é de 7,53 m, com possibilidade de alcançar 7,64 m até a manhã de quinta-feira (29). A cota de inundação no município é de 5,80 m.
Na estação de Manga (MG), o rio está na marca de 7,08 m e pode alcançar 7,39 m até o começo da noite de quinta-feira (29). A cota de alerta no município é de 7 m. Em Bom Jesus da Lapa (BA), a cota atual é de 6,07 m e pode chegar a 6,56 m, na tarde de quinta-feira (29) – acima da cota de inundação fixada em 6,25 m.
Processo de descida
Em São Romão (MG) e São Francisco (MG), o rio está acima da cota de alerta, mas em processo de descida ao longo do dia, em função da passagem de onda de cheia observada na bacia ao longo desta semana.
Em São Romão, o nível do rio é de 7,27 m, com previsão de atingir a cota de 7,04 m no final da tarde desta quarta-feira (28). Nessa estação, a cota de alerta é de 7 m e a de inundação de 7,80 m, tendo sido observada a cota máxima de 7,62 m no dia 26.
Em São Francisco (MG), o rio registra 8,01 m e pode chegar à marca de 7,77 m até a manhã de quinta-feira (29). A cota de inundação na estação é de 7,50 m, e o nível chegou à cota máxima de 8,07 na terça-feira (27).
Monitoramento intensificado período de chuvas
Com a chegada do período chuvoso, o SGB iniciou em novembro a operação especial de 2025 do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio São Francisco. A ação tem como objetivo monitorar o comportamento dos rios e emitir previsões sobre a elevação dos níveis de água, contribuindo para a prevenção e redução dos impactos de cheias e inundações.
São emitidos boletins semanais de monitoramento. A frequência de envio dos
boletins é aumentada caso sejam previstas inundações nos locais monitorados, por meio da publicação de boletins de alerta.
Parceria
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br