Museu de Ciências da Terra promove oficinas gratuitas para a criançada durante férias escolares

08/07/2024

Projeto “De Férias no Museu” visa proporcionar aos visitantes contato com as geociências, por meio de atividades lúdicas e recreativas

Foto: Divulgação SGB 

Rio de Janeiro (RJ) - O mês de julho chegou, trazendo consigo as tão esperadas férias escolares! Para aproveitar esse período, o Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), oferece gratuitamente oficinas na Biblioteca Infantil através do projeto “De Férias no Museu”. O objetivo é proporcionar aos participantes um contato divertido e educativo com as geociências, por meio de atividades lúdicas e recreativas.

As oficinas começam na próxima quarta-feira (10) e seguem até o dia 20 de julho, sempre de quarta a sábado, em dois horários: às 10h30 e às 14h.  A programação inclui contação de histórias, caça ao tesouro, confecção de máscaras de dinossauro e brinquedos  com garrafas PET, cine pipoca, entre outras brincadeiras. Todas as atividades são desenvolvidas com temáticas geocientíficas. Neste ano, os temas abordados serão: A Era do Gelo, Dinossauros, Formação do Planeta Terra e Mudanças Climáticas.

Foto: Divulgação SGB

Para a bibliotecária do MCTer, Amanda Paula da Silva, a programação de férias visa promover o incentivo à leitura trabalhando temas geocientíficos de maneira lúdica. “Ler, ouvir histórias, confeccionar objetos, pintar, modelar, brincar de cientista ou de detetive! Ser um dinossauro ou um paleontólogo por um dia? Temos! Porque aprender brincando é muito mais legal!", ressaltou.

As crianças também terão a oportunidade de visitar a exposição “Brasil Glacial”, que oferece uma viagem fascinante pela história do planeta, focando na Era do Gelo. Um dos destaques da mostra é a réplica de uma preguiça gigante, o Eremotherium, que pesava cerca de 5 toneladas, podia alcançar 5 metros de altura e viveu durante o Pleistoceno, período marcado pela presença da megafauna, extinta no final da última era glacial.

As atividades na Biblioteca Infantil ocorrem de quarta a sábado, às 10h30 e às 14h. O Museu de Ciências da Terra tem entrada gratuita e está aberto para visitação de quarta a sábado, das 10h às 16h.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Mapas de favorabilidade estimulam pesquisas e desenvolvimento do setor mineral brasileiro

Estudos visam avançar no conhecimento geológico do território nacional e fomentar investimentos do setor produtivo e novas descobertas minerais

22/07/2024

Rio Madeira atinge menores níveis históricos para o mês de julho

Em Porto Velho (RO), a cota registrada nesta sexta-feira (19) foi de 3,08 m, uma redução de 32 cm nos últimos 7 dias

19/07/2024

Serviço Geológico do Brasil moderniza o Sistema de Alerta Hidrológico no Rio Grande do Sul

O processo de recuperação e modernização de parte dos pontos de monitoramento foi finalizado na Bacia do Rio Taquari e, agora, está sendo implementado nas estações da Bacia do Rio Caí

19/07/2024