MG: Diogo de Vasconcelos tem 112 áreas de perigo sujeitas a deslizamentos e quedas de blocos

04/01/2024 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Estudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica áreas que podem sofrer danos e contribui para medidas de prevenção de desastres

No município de Diogo de Vasconcelos (MG), vivem 3,5 mil pessoas, de acordo com o IBGE (Foto: O Tempo/João Godinho)

O município de Diogo de Vasconcelos, em Minas Gerais, tem 110 áreas de perigo associadas a deslizamentos de terra e duas relacionadas a quedas de blocos. É o que revela a Carta de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).
De acordo com o relatório, a situação é resultado das características geológicas e geomorfológicas da região, além de alterações realizadas na paisagem pela população. O SGB destaca que o grau de perigo pode ser reduzido com a implantação de obras preventivas e/ou de reabilitação sobre o terreno. Há também o risco da situação se agravar devido a intervenções inadequadas no território.
Prevenção de desastres

As Cartas de Perigo são estudos essenciais para gerenciamento de riscos e prevenção de desastres, de modo a contribuir para proteger vidas. Esses mapeamentos visam distinguir áreas com possibilidade de ocorrência de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos de rocha, além de indicar o provável alcance máximo desses processos geológicos.
Com as informações, o SGB auxilia na gestão territorial e no desenvolvimento de políticas públicas de uso e ocupação do solo, no sentido de orientar a expansão urbana para locais seguros e, assim, evitar a formação de novas áreas de risco. O relatório serve também para orientar a implantação de obras preventivas ou de reabilitação nas áreas prioritárias, como forma de mitigação.
Além desse estudo, o SGB também realizou em Diogo de Vasconcelos, em 2022, atualização de mapeamento de áreas de risco e identificou 13 setores de risco “alto” e “muito alto” relacionados a movimentos de massa e inundação. Outro estudo entregue foi a “Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais e de Massa e Inundações”.
Confira as ações no município de Diogo de Vasconcelos:
Cartografia de Áreas de Risco;
Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações;
Cartas de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Manaus recebe primeira embarcação projetada para o monitoramento de rios na Amazônia

Lançamento do barco Uiara ocorreu na sexta-feira (31) 

03/11/2025

Exposibram: SGB participa de painel sobre prevenção e resposta a desastres

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, foi mediadora de painel sobre o tema

03/11/2025

Artigo publicado no Journal of Geological Survey of Brazil sugere potencial para Caulim e Bauxita na região litorânea do Amapá

Publicação científica está na edição de agosto do JGSB

31/10/2025