Exposibram: SGB participa de painel sobre prevenção e resposta a desastres
Exposibram: SGB participa de painel sobre prevenção e resposta a desastres
A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, foi mediadora de painel sobre o tema
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, na quarta-feira (29), de debate na Exposibram 2025 sobre prevenção e resposta a desastres. A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho, foi a mediadora do painel: “Ferramentas e estratégias para fortalecer a capacidade municipal na prevenção e resposta a desastres: PROX e Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”, que reuniu representantes da Defesa Civil Nacional e dos estados da Bahia e de Minas Gerais, além do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
Na avaliação da diretora, “o Prox é uma excelente ferramenta para auxiliar os gestores públicos no acesso a informações para a gestão de riscos e de desastres. Permite também a inserção de informações no sistema, como localização de barragens de acumulação de água, manchas de inundação de cheias graduais, boletins de alertas”
A gerente de Assuntos Minerários do IBRAM, Aline Leite Nune, apresentou as funcionalidades do PROX, desenvolvido inicialmente pela Companhia Energética Minas Gerais (Cemig) para a Defesa Civil com objetivo de disponibilizar informações sobre ruptura de barragens de geração de energia elétrica, monitoramento hidrológico e rotas de fuga. Posteriormente, a ferramenta foi ampliada com a adesão do IBRAM, do SGB e de outros parceiros.
O sistema, acessível mediante assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), já conta com a participação das Defesas Civis de Minas Gerais e Santa Catarina. O PROX pode ser acessado por smartphones e o app pode ser baixado gratuitamente.
Debates no painel
Durante a participação, o representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Érico Borges, destacou que os municípios podem contar com o apoio da Defesa Civil para ações emergenciais de mitigação de riscos de ruptura de barragens. Ele também enfatizou que o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que contou com a participação do SGB, deve ser lançado nos próximos 60 dias, conforme o Decreto nº 12.652, de 7 de outubro de 2025.
O representante da Defesa Civil da Bahia, Osny Bomfim, falou sobre a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, aprovada em 2025. Bonfim explicou que o estado organiza informações sobre desastres em um atlas e está desenvolvendo um centro de monitoramento.
Já o Major Mardell Alves, da Defesa Civil de Minas Gerais, ressaltou a importância dos Planos de Enfrentamento aos Períodos Chuvosos, de Secas e Estiagem, além das ações de educação e capacitação em Defesa Civil. Ele compartilhou a experiência de Minas Gerais no uso do PROX.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br