Mato Grosso: Atlas Aerogeofísico contribui para aprimoramento do conhecimento geológico do país e para a descoberta de jazidas minerais

20/12/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
O documento e sua ampla disponibilização representa uma das principais ações do Serviço Geológico do Brasil



Em um país de proporções continentais como o Brasil, levantamentos aerogeofísicos têm desempenhado um papel fundamental no avanço do conhecimento geológico e no estímulo aos investimentos no setor mineral. A importância desses levantamentos reside na habilidade de revelar a terceira dimensão dos dados geológicos.
Nesse contexto, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresenta o Atlas Aerogeofísico do Estado do Mato Grosso, disponível aqui. Esse levantamento amplia a disponibilização de dados aerogeofísicos e representam uma das principais iniciativas do SGB, visando facilitar a gestão e a utilização desses dados conforme as preferências e as prioridades dos setores público e privado, bem como as características geológicas e as potencialidades minerais locais.
Ao longo das duas últimas décadas, importantes investimentos foram feitos pelo governo federal, através do SGB, na aquisição de dados aerogeofísicos, tendo sido recoberta uma área de cerca de 3,7 milhões de km², que corresponde a aproximadamente 43% do território nacional continental, e 92% das áreas de escudo cristalino. Esse enorme esforço foi realizado com a expectativa de contribuir para o aprimoramento do conhecimento geológico do país e da descoberta de jazidas minerais.
Em geral, nesses aerolevantamentos foram obtidos dados magnetométricos e gamaespectrométricos com espaçamento entre as linhas de voo de 500 metros, e altura de voo de 100 metros. Esse grande esforço e investimento financeiro certamente tem contribuído para o aprimoramento do conhecimento geológico e a descoberta de depósitos minerais no Brasil.
O desenvolvimento do Atlas envolveu dezenove diferentes projetos aerogeofísicos ou parte deles, integrados em uma única malha, seguindo os limites do estado. Essa tarefa complexa demandou o reprocessamento e nivelamento dos dados brutos e aplicação de filtros para enfatizar assinaturas anômalas.
Também vale destacar que o Atlas Aerogeofísico está alinhado a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são: trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; e consumo e produção responsáveis.
Com esse lançamento, o Serviço Geológico do Brasil dá continuidade à política governamental de atualizar o conhecimento geológico do país, por meio dos levantamentos geológicos básicos, geoquímicos e geofísicos e da avaliação integrada das informações, o que é fundamental para o desenvolvimento regional e importante subsídio à formulação de políticas públicas e de apoio à tomada de decisão de investimentos.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Documentários inéditos revelam a história geológica e curiosidades de destinos turísticos brasileiros

Produção do Serviço Geológico do Brasil revela as riquezas geológicas e curiosidades de Fernando de Noronha, Serra da Capivara e Chapada das Mesas

13/08/2025

Lançado o Mapa Geológico da Região Centro-Oeste

Divulgação dos mapas regionais atualizados ocorre durante as celebrações dos 56 anos da instituição

12/08/2025

SGB amplia acesso ao conhecimento e gera impacto social positivo por meio da educação, cultura e inclusão

Atividades registradas no Balanço Social 2024 revelam a importância do investimento público em educação geocientífica e cultural

11/08/2025