III Encontro Nacional de Desastres debate ações de prevenção para riscos geológicos e hidrológicos

07/03/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Encontro reuniu gestores e pesquisadores que atuam na prevenção de desastres em diversas frentes. O professor Günter Blöschl, da Vienna University of Technology também palestrou no evento e falou sobre as inundações

Encontro reuniu pesquisadores que atuam na prevenção de desastres em diversas frentes O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) participou, nesta terça-feira (07/03), da abertura oficial do III Encontro Nacional de Desastres. A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB-CPRM, Alice Castilho, compôs a mesa de abertura, junto ao presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Cristovão Fernandes, do diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ), Rodrigo Werner e da presidente da 3º edição do evento, Franciele Zanandrea.
O encontro, que vai ocorrer até quinta-feira (8) na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro, reúne pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores para debater as mudanças climáticas e ações de prevenção de desastres, como forma de contribuir com melhorias para a sociedade.
O evento, que tem como tema desta edição “Eventos Extremos e Sociedade sob a Perspectiva das Mudanças Climáticas”, mostra a sua importância em meio às tragédias que vem ocorrendo por conta dos deslizamentos de terras e enchentes, decorrentes das fortes chuvas em diversos estados brasileiros.
A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB-CPRM, Alice Castilho, explicou a atuação do SGB no mapeamento de riscos hidrológicos e geológicos. Em sua fala, destacou a importância dos Sistemas de Alerta Hidrológico (SAHs) do SGB, que monitoram 17 bacias do Brasil e beneficiam 80 municípios. Ela explicou também a atuação conjunta do SGB com outros órgãos na prevenção de desastres. “Atuamos na parte de risco geológico desde o desastre na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011. O SGB passou a contribuir em um dos pilares, que são a prevenção, o mapeamento, o monitoramento, alerta e a resposta”, explica Alice Castilho.
O diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil da SEDEC-RJ, Rodrigo Werner falou sobre a importância de contribuir com a qualidade de vida da sociedade. “Nós temos que trabalhar pensando na comunidade e na sociedade porque o tempo passa diferente para quem sofre”, finalizou Rodrigo Werner.
Professor Günter Blöschl, da Vienna University of Technology fala sobre os riscos das inundações Após a abertura, foi realizada a palestra sobre “Changing Climate Shifts the Timing of Floods?”, ministrada pelo professor Günter Blöschl, da Vienna University of Technology. O pesquisador tem grande relevância nos temas de hidrologia, com ênfase nos processos de cheia, estimativa e previsão de inundações e mudanças climáticas.
O professor Günter Blöschl falou sobre a importância de entender os riscos das inundações fluviais e explicou as ações que influenciam essas mudanças, como alterações do uso do solo, estruturas hidrológicas e mudanças climáticas. O pesquisador utilizou exemplos de estudos em diferentes países europeus para explicar essas influências e ao final da apresentação foi realizada uma sessão de perguntas.
O evento foi transmitido pelo Youtube da TV SGB. Confira a programação completa, por meio do link.
Beatriz Carvalho
Núcleo de Comunicação Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) Ministério de Minas e Energia imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB participa da Marcha dos Prefeitos e reforça apoio técnico a municípios em gestão de riscos e minerais estratégicos

Com mais de 12 mil gestores reunidos em Brasília, o SGB destacou o papel da ciência geológica no enfrentamento das mudanças climáticas e no desenvolvimento econômico

23/05/2025

XVI Encontro de Líderes reúne representantes de empregados e ex-empregados do SGB em Goiânia

Evento promovido pela CONAE debateu pautas prioritárias para a categoria e reforçou o diálogo com a Diretoria Executiva da instituição

23/05/2025

Mapa Aerogeofísico revela potencial mineral da Bacia de Alagoas

Os resultados do projeto apoiam o desenvolvimento sustentável, atraem investimentos e auxiliam no planejamento territorial e ambiental dos estados

23/05/2025