Elaboração do Plano Municipal de Riscos de Paulista (PE) é destaque em seminário

01/12/2025 às 13h52
 | Atualizado em: 01/12/2025 às 13h52
Ouvir Notícia


O chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli, representou o Serviço Geológico do Brasil no evento e apresentou resultados do PMRR
 

Foto: Divulgação/SGB


Recife (PE) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, na quinta-feira (27), do seminário “Planejamento Urbano, Inovações Metodológicas, Governança Federativa e Justiça Territorial", promovido pelo Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o evento, o pesquisador em geociências Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada, fez uma apresentação sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos de Paulista (PE), que está em fase de conclusão e entrega de relatório final.

Antonelli falou sobre a metodologia utilizada pelos pesquisadores do SGB nos levantamentos de campo e tratamento dos dados, e apresentou os resultados, mostrando a localização das áreas de risco geológico e hidrológico (alto e muito alto) no município. Segundo o pesquisador, a execução do plano, que contou com a participação efetiva da Defesa Civil do município e da população, atingiu plenamente os objetivos previstos. “O material completo será publicado ainda no próximo mês. Em seguida, iremos a Paulista para capacitar agentes públicos, alunos, professores. Será uma oportunidade para explicar, entregar e apresentar o plano à população”, afirmou.
Foto: Divulgação/SGB


Além do município de Paulista (PE), foram apresentados os resultados dos PMRRs de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, pelo professor Fabrizio Listo, da UFPE, organizador do evento. “O objetivo foi mostrar para estudantes e docentes da universidade os resultados dos Planos Municipais de Redução de Riscos de três municípios da região metropolitana do Recife, com financiamento da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), com metodologia comum, sendo dois feitos pela Universidade Federal de Pernambuco e um pelo Serviço Geológico do Brasil”.

O seminário, mediado pela professora Danielle Gomes da Silva Listo, contou com a participação de representantes das Defesas Civis do Estado de Pernambuco e dos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Também participou dos debates o diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), Rodolfo Baesso Moura, além do secretário executivo de Periferias de Pernambuco, Pedro Ribeiro.
 

Foto: Divulgação/SGB



Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serra dos Carajás (PA) ganha passeio virtual na plataforma Geo360ºBR

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com o ICMBio e a Prefeitura de Parauapebas (PA), possibilita às pessoas conhecerem as paisagens e formações rochosas únicas sem sair de casa

28/11/2025

Estudo na Bacia do Rio Munim contribui para políticas públicas voltadas à saúde da população

Serviço Geológico do Brasil divulgou resultados do levantamento geoquímico ambiental realizado na região

28/11/2025

Pesquisador do SGB é eleito membro fundador da OSGeo, referência global em geotecnologias abertas

Eleição destaca contribuição do pesquisador na difusão de soluções abertas dentro do serviço público

27/11/2025