Diretor-Presidente do Serviço Geológico do Brasil visita Itaipu Binacional para estreitar parceria em pesquisa

28/08/2025 às 18h29
Ouvir Notícia


Encontro discutiu projetos conjuntos em áreas como descarbonização, hidrogeologia e transição energética
 

Foto: SGB/Divulgação

Foz do Iguaçu (PR) - O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, acompanhado do assessor da Presidência, Rodrigo Adorno, visitou na manhã desta quinta-feira (28) o Centro Executivo da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Eles foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio José Verri.

O objetivo da visita, que durou cerca de uma hora, foi aproximar as duas instituições para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de interesse comum. Durante o encontro, o SGB apresentou seus principais projetos, a estrutura organizacional e as capacidades técnicas e científicas de suas equipes.

 

Foto: SGB/Divulgação


Inácio Melo destacou a Ata de Registro de Preços para contratos de aquisição de dados aerogeofísicos, enquanto Rodrigo Adorno apresentou possíveis projetos a serem desenvolvidos em conjunto por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Itaipu.

“Este encontro é um passo importante para fortalecer a colaboração entre nossas instituições. Acreditamos que a união da expertise científica do SGB com o parque tecnológico da Itaipu permitirá desenvolver projetos inovadores que contribuam para a transição energética e para a gestão sustentável dos recursos naturais do país”, afirmou Inácio Melo.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu recebeu as propostas com entusiasmo, destacando que a Itaipu também conta com um parque tecnológico, o ITAIPU Parquetec, voltado a projetos de produção de hidrogênio verde, transição energética, biocombustíveis e novas baterias, funcionando como contraparte do Centro de Geociências Aplicadas do SGB.

Além do interesse em aderir à Ata de Registro de Preços para aquisição de dados aerogeofísicos, Enio Verri solicitou o envio de uma minuta de Acordo de Cooperação Científica para projetos nas áreas de descarbonização, hidrogênio natural (branco), segurança de barragens, hidrogeologia, hidrologia e dinâmica fluvial da bacia do Rio Paraná, entre outros.

A visita reforça os esforços do SGB em atrair parcerias estratégicas e fortalecer a instituição por meio do desenvolvimento de pesquisas e da captação de recursos externos.


Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB inicia mapeamento de áreas de risco em Maceió em parceria com a Defesa Civil

Trabalho de campo integra o Plano Municipal de Redução de Riscos e vai orientar ações preventivas contra deslizamentos, erosão e inundações

27/08/2025

Chapada das Mesas ganha documentário inédito que revela curiosidades sobre as paisagens

Episódio faz parte da série DOC.SGB, produzida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), para contar a origem geológica de atrativos turísticos

27/08/2025

Mais de 112 mil pessoas vivem em áreas de risco alto e muito alto em Manaus, aponta o Serviço Geológico do Brasil

Atualização do mapeamento, divulgada nesta quarta-feira (27), mostra que a capital tem 438 setores classificados como de risco alto e muito alto

27/08/2025