Chapada das Mesas ganha documentário inédito que revela curiosidades sobre as paisagens
Chapada das Mesas ganha documentário inédito que revela curiosidades sobre as paisagens
Episódio faz parte da série DOC.SGB, produzida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), para contar a origem geológica de atrativos turísticos
Brasília (DF) – O novo episódio da série DOC.SGB, produzida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), apresenta curiosidades sobre a formação geológica da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão. A estreia será na próxima quinta-feira (28) no canal TV SGB, no YouTube. No documentário, são apresentadas imagens das paisagens e informações científicas de forma acessível, revelando como a geologia ajudou a moldar o cenário na região, marcada por cânions, cachoeiras e paredões rochosos, formados há mais de 200 milhões de anos.
Ao longo do episódio, é também abordado o trabalho realizado pelo SGB para monitorar riscos, prevenir acidentes e garantir a segurança dos visitantes e das comunidades locais.
Episódios da série DOC.SGB
A série de documentários DOC.SGB, lançada em comemoração aos 56 anos do Serviço Geológico do Brasil, revela a origem geológica de três destinos turísticos fascinantes do Brasil: Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e Chapada das Mesas (MA). Cada episódio mostra como esses cenários preservam histórias que ajudam a entender milhões de anos da evolução do planeta.
No episódio de estreia, “A Geologia de Fernando de Noronha”, o público pode conhecer como o movimento das placas tectônicas moldou cartões-postais em Fernando de Noronha, como o Morro do Pico. O programa também mostrou como características do solo e das rochas criaram condições ideais para o surgimento de uma biodiversidade singular, com espécies endêmicas – encontradas apenas ali e em nenhum outro lugar do planeta.
Já no segundo episódio, “A Geologia da Serra da Capivara”, foi possível compreender como as formações geológicas da região tornaram o ambiente propício para a presença dos primeiros habitantes das Américas. O local ainda preserva pinturas rupestres em sítios arqueológicos reconhecidos mundialmente.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br